220802 - 19:30:43 horas
170330 - 20:46:45
Evento foi lembrado em 2017, em Brasília.
A luta armada deu-se às margens do rio Genipapo, que literalmente seca (foto do Jornalista Moreira) durante 6
meses do ano, apesar de ser muito grande. Autoridades de Campo Maior nunca esqueceram
dessa luta; tanto que construíram um imponente memorial aos herois. Por falta de recursos,
vez por outra, esse local está cercado pelo mato e salas mal cuidadas.
Livros de história não fazem justiça e esquecem de se referir ao fato. Mas o Parlamento lembrou da importância da "cultura popular em contar a história de geração em geração. Graças à tradição oral, a história atravessou o tempo; é cada vez mais conhecida, difundida e pôde informar o que realmente aconteceu”.
Em mensagem enviada à sessão, a Câmara Federal lembrou da importância histórica dos falecidos na batalha. “Os mortos da Batalha de Jenipapo estiveram esquecidos por muito tempo em sua própria pátria. A pátria por cuja fundação eles deram a vida”. E ficou proposta a data de 13 de março (projeto de lei 968/07) dia da Batalha do Jenipapo e como data histórica no calendário das efemérides nacionais.
Genipapo, cheio de janeiro a maio. foto Jornalista Moreira, de Noticiario.com.br
Em 1973 foi criado um monumento na cidade de Campo Maior para homenagear as pessoas que se sacrificaram na Batalha do Jenipapo, que completa 200 anos, em 2023. Em 2022 se comemora os 200 anos da Independência do Brasil sobre Portugal.
A batalha
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do rio de mesmo nome e foi uma das mais sangrentas pela Independência do Brasil. Ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia, fiel à Coroa Portuguesa.
Fonte: Noticiario
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.