Nascimento em 14/Setembro/1921
De esperança em esperança. Perseverar. Nunca desistir. Foi o lema desse bispo católico, nascido em Santa Catarina, mas radicado em Curitiba, assim com os irmãos Eriberto, Oswaldo e Zilda.
Depois de 5 anos de formação acadêmicas na Universidade de Sorbonne (Paris), Arns foi trabalhar na Igreja de São Paulo onde viveu por maior tempo. Ali mostrou a dedicação aos pobres. Tornando-se bispo resolveu vender um imóvel valioso e reverter em benefício de creches para as pessoas pobres.
Mas atuação pela causas vai além no sentido de fazer e na extensão geográfica. Conhecida foi a corajosa intervenção pelos jovens sacrificados na ação da ditadura militar que dominou o Brasil em 1964. Deu voz aos que não conseguiam preservar liberdades porque eram contra a tortura e assassinatos.
Foi a Brasília falar com o militar-presidente de plantão. E desse recebeu que fosse cuidar da Igreja, porque ali ele cuidaria.
Mas uma derrota não o amedrontou e seguiu de "esperança em esperança" até a redemocratização do País. Nas despedidas fúnebres na Catedral da Sé, em São Paulo, foram todos os segmentos sociais.
Dos mais simples aos mandatários, não faltaram lamentos e choros. Mas convencimento de que o sacerdote cumpriu com a missão na Terra e vai "descansar em paz".