Bellini, Hilderaldo Luis Bellini, jogador de futebol
Falecimento em 20/Março/2014

Nascimento em 14/Março/1931

Ex-jogador e capitão da seleção brasileira de futebol, o zagueiro Hilderado Luís Bellini, morreu aos 83 anos, em São Paulo. Foi capitão da seleção que conquistou o primeiro título da Copa do Mundo, em 1958, na Suécia. Também disputou a Copa de 1962, em que a seleção brasileira se sagrou bicampeã.

Bellini sofria de Alzheimer. Sepultamento na cidade natal Itapira, interior paulista.

Jogador elegante dentro e fora de campo, chegou à seleção brasileira jogando pelo Vasco, onde atuou por 11 anos. Passou pelo São Paulo e encerrou a carreira no Atlético Paranaense, em 1969.

Consta na história das Copas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que surgiu por acaso o gesto de Bellini de erguer a taça de campeão, que ficou eternizado na memória dos brasileiros. “Não pensei em erguer a taça, na verdade não sabia o que fazer com ela quando a recebi do rei Gustavo, da Suécia. Na cerimônia de entrega da Jules Rimet, a confusão era grande, havia muitos fotógrafos procurando uma melhor posição. Foi então que alguns deles, os mais baixinhos, começaram a gritar: Bellini, levanta a taça, levanta, Bellini!, já que não estavam conseguindo fotografar. Foi quando eu a ergui”.

O presidente da CBF, José Maria Marin, decretou luto de três dias e determinou um minuto de silêncio nas competições promovidas pela entidade.