Nascimento em 23/Setembro/1923
Doutor em Ciências Físicas e Químicas, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bigarella foi Geólogo, geógrafo, geomorfólogo, engenheiro químico. Ultimamente era professor na Universidade Federal der Santa Catarina.
Durante 60 anos atuou em diversos países desenvolvendo pesquisas e tornou-se respeitado membro dos maiores centros de ciência do mundo.
Quando não se falava em defesa ambiental, liderou o movimento pela preservação dos recursos naturais e fundou entidades que se dedicaram ao propósito.
As principais áreas de atuação do Professor Bigarella são o estudo sobre a movimentação dos continentes, a revisão global dos depósitos eólicos ou dunas, tanto recentes como antigos, na Bacia do Paraná, e a geologia e geomorfologia do quaternário brasileiro.
Casado com a artista plástica Íris Kohler, Bigarella deixou mais de uma centena de obras técnicas. A última tem o título "Nas trilhas de um geólogo" (Paths of a geologist). Na obra a pesquisadora Josina Melo, faz um elogio que o considera "uma lenda viva".
Mas o professor João José, além da geologia, dedicou-se a elaborar imagens. Nesse último livro exibe aspectos raros da vida nos desertos da África. Tudo o que se disser sobre esse professor e pesquisador natural de Curitiba (sul do Brasil), ainda é pouco.