Luis Eduardo de Albuquerque Sá Matta nasceu no Rio de Janeiro.
É romancista e ensaísta brasileiro.[1]
De origem libanesa católica por parte de pai, Luis Eduardo Matta passou a infância e a adolescência entre o bairro carioca de Copacabana e uma chácara em Maricá, no interior do Rio de Janeiro.
Desde 1990, Luis Eduardo dedica-se a estudos sobre política internacional com foco no Oriente Médio. Um dos pioneiros e principais nomes do thriller no Brasil, iniciou sua carreira literária em 1993 aos 18 anos, com o romance "Conexão Beirute-Teeran" prefaciado pelo embaixador e intelectual libanês Mansour Challita, um dos maiores especialistas em Oriente Médio no Brasil e de quem Luis Eduardo foi grande amigo.
A produção de Luis Eduardo intensificou-se a partir dos anos 2000 com a publicação de outros thrillers, como "Ira Implacável" e "120 Horas". Em 2007, Luis Eduardo estreou na literatura infantojuvenil publicando "Morte no Colégio" pela Série Vaga-Lume e "Roubo no Paço Imperial" pela Coleção Olho no Lance, ambas da editora Ática. A ficção de Luis Eduardo é caracterizada pelas tramas de mistério e suspense muito elaboradas, pela linguagem clara e elegante, pela precisão histórica e geográfica e por uma leitura diferenciada do gênero “thriller”.
A literatura de Luis Eduardo possui ainda um forte perfil multiculturalista, com histórias ambientadas em diferentes países e uma interação entre personagens brasileiros e de outras nacionalidades – principalmente árabes, israelenses, iranianos, hispano-americanos e naturais da chamada "Europa latina".
Em 2003, inspirado nas idéias do crítico José Paulo Paes expostas no livro "A Aventura Literária", Luis Eduardo publicou um manifesto em prol de uma literatura de entretenimento brasileira que apelidou de "literatura popular brasileira" (LPB). Nos vários ensaios que escreveu destaca-se, ainda, a defesa contundente de uma reformulação no ensino de literatura no Brasil e da democratização da leitura entre a população.
Não há Comentários para este aniversário
Comente a matéria:Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.