Antônio Pitanga
Aniversariante de 13/Junho

Antônio Luiz Sampaio nasceu em Salvador, Bahia e mais conhecido como Antônio Pitanga.

Ator, foi casado com a atriz Vera Manhães, com quem teve dois filhos que também são atores, Rocco Pitanga e Camila Pitanga. Atualmente está casado com Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro.

O sobrenome Pitanga veio do seu papel no filme Bahia de Todos os Santos. Para fazer valer os votos em seu nome quando disputou cadeira na câmara dos vereadores do Rio de Janeiro, tornou-o oficial.

No cinema fez O Homem que Desafiou o Diabo (2007), Zuzu Angel (2006), Vila Lobos, Uma Vida de Paixão (2000) e mais 54 filmes. Na televisão participou de novelas como O Clone (2001), Celebridade (2003), A Próxima Vítima (1995) e mais 32 trabalhos, entre novelas e séries. No teatro participou da primeira montagem da peça Após a Chuva (2007/2008).

Pitanga dirigiu o longa-metragem Na Boca do Mundo (1979), considerado por Orlando Senna[2] um marco no Cinema Negro brasileiro, ressaltando a importância de pessoas negras dirigirem seus filmes, para que haja diversidade nas narrativas audiovisuais, campo majoritariamente exercido por pessoas brancas.

É o enredo de 2019 da Unidos do Porto da Pedra, que disputa a Série A (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), segunda divisão do Carnaval do Rio de Janeiro. O enredo se chama "Antônio Pitanga, Um Negro Em Movimento". Ele tem acompanhado todo o projeto, desde o convite, a disputa de sambas e estará no desfile.

Sua filha, Camila Pitanga,[3] codirigiu com Beto Brant o documentário Pitanga, que foi premiado como melhor filme brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 
 
 

 Não há Comentários para este aniversário

Comente a matéria:

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

AY4t3