Gabriel Medina Pinto Ferreira natural de São Sebastião, Brasil, é surfista profissional, mais conhecido por ser o bi-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014 e 2018. Foi o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf . É ambém o mais jovem brasileiro a ingressar no seleto ASP World Tour (WCT).
Em 2014, aos 20 anos, tornou-se campeão mundial antecipadamente, durante a última etapa do circuito no Havaí, ao ver seus adversários diretos ao título não conseguirem atingir as quartas de final da etapa. Além desta façanha, em 2012, durante um treino, foi o segundo surfista do mundo a realizar uma das manobras raras mais difíceis do esporte: o back flip (um mortal de costas). Essa manobra foi repetida na competição Oi Rio Pro 2016 no dia 14 de Maio, sendo assim, o primeiro a realizá-la em uma competição oficial.
Em 2015, Medina figurou na lista das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo segundo a revista Time (categoria: Ícones)
Foto: Gabriel Medicina bi-campeão mundial de surf em onda vencedora no Hawaí. FOTO Fernando Frazão 181217
Medina foi o primeiro brasileiro e lusófono campeão mundial de surfe
Em 19 de dezembro de 2014, o brasileiro foi campeão mundial de surfe, vencendo a luta pelo título contra o australiano Mick Fanning, três vezes campeão mundial e o norte-americano Kelly Slater, onze vezes campeão mundial.
Medina sagrou-se campeão mundial em Pipeline, Havaí, na última etapa do circuito mundial.[26] Foi campeão antecipado ainda durante as quartas-de-final de Pipeline,ajudado por outro brasileiro, o catarinense Alejo Muniz, que derrotou tanto Slater quanto Fanning na bateria das quartas-de-final, enquanto Medina vencia o brasileiro Filipe Toledo e o havaiano Dusty Payne na sua. Neste ano foi vice-campeão dessa etapa de Pipe Masters, perdendo para o australiano Julian Wilson na final por apenas 0,43 pontos.[27][28]
Em 2018, durante o ano disputou o título com Felipe Toledo e Julian Wilson, sagrando-se campeão do WSL pela segunda vez na ultima etapa em Pipeline ao vencer o australiano Jordy Smith nas semifinais por 0,44 de diferença[29][22][30]
Em 14 de setembro de 2021, se tornou o primeiro brasileiro a se sagrar tricampeão mundial de surf, vancendo a bateria contra Filipe Toledo.[31]
Não há Comentários para este aniversário
Comente a matéria:Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.