Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Hepatites virais tem testes e tratamento gratuito na rede pública


08-10-2021 21:28:44
(1405 acessos)
 
Doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir até para câncer, são objeto de campanha de prevenção no Brasil. Autoridades públicas citam "milhões" porque desconhecem quantos brasileiros estão afetados pelo mal. Verdade é que todas as pessoas devem fazer testes simples para saber se são portadoras da doença e tratar logo para evitar o pior. Atualmente a pandemia est6á inibindo o atendimento das pessoas que procuram esses testes. Mas todos acima dos 40 anos, devem fazer.

 


As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. Não costumam apresentar sintomas, mas, quando aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os vírus que causam as hepatites diferem muito entre si, com evolução e tratamentos específicos. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são a A, B e C. Para as duas primeiras, há vacinas disponíveis na rede pública. Não há vacina para a hepatite C.

As formas de contágio também variam. A hepatite A é transmitida pelo contato com pessoas doentes ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já as hepatites B e C são transmitidas por contato sexual ou contato com o sangue contaminado.

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que milhões de brasileiros são portadores do vírus B ou C sem que tenham conhecimento. As duas variações da doença podem evoluir para danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Os testes para detecção das hepatites virais estão disponíveis na rede pública, que também oferece tratamento gratuito para a doença.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

gv5jJ