Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu que os desafios climáticos sejam superados, em meio ao impacto crescente das condições meteorológicas e mudanças climáticas extremas no planeta e no bem-estar humano.
"Ao longo das últimas 3 décadas, inundações, tempestades, secas e queimadas florestais fizeram um número considerável de vítimas e causaram perdas econômicas massivas". Falou isso numa mensagem pelo Dia Mundial da Meteorologia (150323), observando que a devastação causada pelo furacão Pam em Vanuatu é apenas o exemplo mais recente dos efeitos desastrosos que podem produzir eventos climáticos extremos.
Mitigar a mudança climática e adaptar-se é um dos grandes desafios do nosso tempo. "Para enfrentar este desafio, temos que ter informações confiáveis e oportunas para tomar decisões e medidas adequadas e comunicá-las aos que mais precisam delas, de uma forma acessível e útil".
Ao longo dos últimos 12 meses, milhares de vidas foram salvas na Índia, nas Filipinas e em outros lugares, graças a uma melhor previsão do tempo, de sistemas de alerta precoce e de planos de evacuação. "Armado com nosso conhecimento, nós somos capazes de superar os desafios climáticos e criar sociedades mais prósperas e seguras para todos", afirmou Ban Ki-moon.
Os produtos e serviços de informação baseados em previsões climáticas podem ajudar a construir a resiliência às mudanças climáticas. Este é o objetivo do Quadro Global dos serviços climatológicos, criada por iniciativa da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em colaboração com outros parceiros da ONU. Seu objetivo é facilitar o uso da informação do clima para reduzir os riscos de desastres, promover a segurança alimentar e da água e proteger a saúde pública.
Há pouco a cidade de Sendai, no Japão, foi sede da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre a Redução dos Riscos de Desastres. Em julho, a comunidade internacional se reunirá novamente em Adis Abeba, na Etiópia, para discutir a questão do financiamento para o desenvolvimento.
Em setembro, os líderes realizarão uma cúpula em Nova York, a fim de adotar um novo programa de desenvolvimento que compreende um conjunto de metas de desenvolvimento sustentável. Além disso, a comunidade internacional pretende chegar a um acordo universal sobre o clima em Paris, em dezembro de 2015.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.