As principais atrações da Chapada Diamantina, composta por 57 municípios, estão dentro do parque, como o Vale do Paty e a Cachoeira da Fumaça; ou nos arredores, como o Poço do Diabo.
Além dos principais pontos turísticos da região, ao redor de cada cidadezinha ainda existem dezenas de atrativos naturais. A seguir, selecionamos o que cada lugar possui de mais especial.
Andaraí
Praias do Rio Paraguaçu: A 10 minutos de Andaraí, as praias chapadenses oferecem banhos em águas rasas e tranquilas. No mesmo passeio, é possível caminhar um pouco mais e chegar à Cachoeira Donana.
Cachoeira do Ramalho: Com 90 metros de queda livre, é considerada um dos atrativos mais
imponentes de Andaraí.
Ibicoara
Cachoeira da Fumacinha: Os seus mais de cem metros de altura unidos a uma bela trilha com cânions, poços e cachoeiras compensam o esforço físico para visitar uma das cachoeiras mais incríveis do Brasil. É recomendado ter disponível de dois a três dias para acampar no local.
Cachoeira do Licuri: Possui uma queda d’água de 70 metros e fica localizada em uma região
cercada por montanhas. Na trilha é possível passar por outras pequenas cachoeiras.
Igatu
Cachoeira dos Pombos, do Córrego e do Meio: Essas três localidades ficam ao redor do perímetro urbano de Igatu e são conhecidas geralmente em um mesmo passeio, recomendável a todos os visitantes.
Lençóis
Cachoeira do Sossego: Está localizada a 7 km da cidade de Lençóis e possui cerca de 20 metros de altura. A caminhada leva cerca de duas horas e percorre muitos trechos sobre grandes pedras.
Cachoeira do Mosquito: Seu nome faz alusão aos pequenos diamantes que eram encontrados no local. Para conhecê-la, é possível chegar de carro até a parte superior da cachoeira e descer pela trilha ou fazendo rapel. É necessária a compra antecipada de voucher.
Mucugê
Parque Sempre Viva e Rio Tiburtino: Localizado no Parque Municipal de Mucugê, o Parque Sempre Viva” foi criado para proteger uma espécie de Sempre-Viva, planta herbácea ameaçada de extinção. Um dos destaques do parque está na exposição dessas flores. Lá ainda é possível visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, com opção de rapel e tirolesa. www.projetosempreviva.com.br
Cachoeira do Funil, Cânion das Sete Quedas e Andorinhas: Em apenas um roteiro é possível conhecer três atrativos. O primeiro é a Cachoeira do Funil. Para alcançá-la é necessário atravessar a nado um delicioso lago. Em seguida, percorre-se um cânion das Sete Quedas, e por último, chega-se a Cachoeira das Andorinhas, onde é possível fazer hidromassagem natural.
Vale do Capão
Cachoeira do Riachinho: Localizada na estrada que liga o Vale do Capão ao município de Palmeiras, esta bela cachoeira tem 12 metros de altura e um poço que oferece um banho revigorante.
Cachoeira da Purificação e Angélica: A caminhada de cerca de 3 horas é feita no interior do Vale do Capão e parte dela é percorrida às margens do rio que forma a Cachoeira da Angélica e em seguida a da Purificação, principal destino do passeio.
Rio de Contas
Pico das Almas: Com 1.958 metros de altitude, ele é o terceiro morro mais alto do nordeste. Considerado um santuário ecológico, atrai os interessados pela sua rica biodiversidade.
Cachoeira do Jiló e Poço Preto: A Cachoeira do Jiló é formada por pequenas corredeiras d’água. Para se chegar até ela o visitante conhece também o Poço Preto.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.