Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Na Ilha da Moela o primeiro Sistema de segurança no Porto de Santos

Na Ilha da Moela o primeiro Sistema de segurança no Porto de Santos
[foto] - Na ilha da Moela em Guarujá, a primeira unidade do Sistema de Segurança para o Porto de Santos

03-06-2025 22:31:48
(271 acessos)
 
Para proteger o Porto de Santos, equipamentos de última geração serão instalados na Ilha da Moela, em Guarujá (área administrada pela Marinha), incluindo radar marítimo, estação meteorológica, câmeras eletro-ópticas e antenas. Será uma das 4 estações do VTMIS (Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações) que vai monitorar toda a área do Porto Organizado. É centro de inteligência de dados, fornecendo às autoridades portuárias, informações sobre posicionamento de embarcações e riscos.

 


Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil formalizaram Acordo de Cooperação Técnica para implementação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego. 
O edital para a instalação do sistema será lançado ainda em 2025, marcando o início das obras de instalação, aguardadas há uma década pela comunidade portuária. Na Ilha da Moela está localizado o farol já histórico e essencial para a navegação. Será sede da primeira de 4 estações. As demais unidades estarão no topo da Serra do Mar, no Morro do Tejereba (Guarujá) e na Ilha Barnabé (Santos), de modo a garantir cobertura integral do canal de acesso ao Porto de Santos e áreas de fundeio.

Inteligência de dados 



Em entrevista, o presidente Anderson Pomini destacou a transformação trazida pelo sistema. "O VTMIS não apenas eleva a segurança, mas cria uma nova era de integração entre os órgãos fiscalizadores. Iremos operar uma sala de situação na sede da APS, reunindo praticagem, Receita Federal, Polícia Federal, Capitania dos Portos e outros atores, com dados compartilhados em tempo real. Isso significa eficiência nas operações portuárias e no combate a ilícitos."

O Vice-Almirante Marco Trovão reforçou o impacto do sistema para a Marinha: "Esta tecnologia ampliará radicalmente nossa consciência situacional marítima, permitindo uma visão global compartilhada do Porto de Santos. O VTMIS é vital para a segurança do tráfego aquaviário e a proteção contra ameaças como o tráfico de drogas."

Sustentabilidade e inovação

 

Todas as estações do VTMIS funcionarão com energia solar fotovoltaica, alinhando-se ao compromisso da APS com o desenvolvimento sustentável. O VTMIS é uma plataforma tecnológica que monitora em tempo real o movimento de navios em águas portuárias, combinando radares marítimos, câmeras eletro-ópticas de alta definição, estações meteorológicas e sistemas de comunicação.

No Porto de Santos, o VTMIS atuará como um centro de inteligência de dados, fornecendo às autoridades portuárias e à Marinha, informações integradas sobre posicionamento de embarcações, condições climáticas, rotas de navegação e potenciais riscos.

Operação do Sistema d Gerenciamento permite desde a otimização do tráfego aquaviário até ações preventivas contra ilícitos, ampliando a segurança e a eficiência operacional em toda a região. "O VTMIS materializa nossa visão de um porto seguro, inteligente e integrado ao desenvolvimento nacional. Sua operação vai nos colocar entre os complexos portuários mais tecnologicamente avançados do mundo." Explicação de Anderson Pomini.

O evento, realizado na Ponte de Inspeção Naval (PIN) da APS, contou com a presença do presidente Anderson Pomini e diretores da Companhia, bem como do Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão (Comandante do 8º Distrito Naval) e do Capitão dos Portos Marcus André de Souza e Silva.

 

 

Fonte: Porto de Santos, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

tcRVe