Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Opinião: Sou uma árvore bonita: restaurando florestas e sonhos


21-03-2025 15:02:11
(295 acessos)
 
A propósito do Dia Internacional das Florestas (21 de março), a diretora do Instituto de Desenvolvimento Ambiental da Amazônia, IDESAM, mostra o significado das espécies para o sistema ambiental. Destaca a importância das reservas verdes para todos os viventes e indica que a restauração do que foi destruído e preservação do que restou, são tarefas do homem moderno. Como exemplo defende o plantio d e 20 mil árvores na pequena localidade de Apuí, projeto em andamento.

 



Sou Uma Árvore Bonita: Restaurando florestas e sonhos

Por Paola Bleicker, diretora executiva do IDESAM

Na Amazônia, onde a floresta não só molda paisagens, mas também define modos de vida, cada árvore plantada é um passo rumo a um futuro mais sustentável. No Dia Internacional das Florestas, celebramos não apenas as árvores, mas tudo o que elas representam: vida, cooperação,  oportunidades e regeneração. Foi com esse propósito que, no final de 2024, lançamos a campanha "Eu Sou Uma Árvore Bonita". Um compromisso do IDESAM para restaurar o que foi degradado e reforçar a relação entre as comunidades e o meio ambiente.

A campanha surgiu para marcar os 20 anos do IDESAM e traz uma proposta transformadora: o plantio de 20 mil árvores no município de Apuí, uma das regiões mais impactadas pelo desmatamento na Amazonas. Mas a nossa missão vai além do reflorestamento. Queremos ressignificar. Assim como uma árvore não cresce isolada, mas se conecta a todo um ecossistema, essa iniciativa é um convite para unir moradores, produtores e parceiros em torno de uma economia sustentável que fortaleça a região.

Plantar uma árvore não é só um ato simbólico, é um compromisso com o futuro. Por isso, a campanha foi pensada como um ciclo, acompanhando cada fase do crescimento das mudas – do semear ao florescer – garantindo que essas árvores não só sobrevivam, mas transformem a paisagem e a vida das pessoas que dependem da floresta.

O plantio acontecerá em sistemas agroflorestais (SAFs), que integram a recuperação ambiental à geração de renda para os produtores locais. O apuizeiro, árvore símbolo da campanha, representa a conexão profunda entre o Idesam e Apuí. O nome da árvore, que significa "braço forte", traduz nosso sentimento por esse território, que nos acolheu desde os primeiros passos da nossa organização.

Uma árvore purifica o ar, protege o solo, alimenta, oferece sombra, regula o ciclo da água e abriga a biodiversidade. E no Brasil – o único país do mundo cujo nome vem de uma árvore – essa conexão deveria ser ainda mais forte. Porém, para fortalecer esse vínculo, é preciso mostrar que a restauração florestal é uma via concreta para uma economia mais sustentável e resiliente.

Por isso, a campanha "Eu Sou Uma Árvore Bonita" convida cada pessoa a fazer parte desse movimento. Com uma doação de R$ 100, você apoia neste plantio e  acompanha seu desenvolvimento, nas atividades de campo do Idesam, dando total transparência no processo.

Até hoje, o Idesam já plantou mais de 70 mil árvores. E sabemos que é possível alcançar metas ambiciosas quando ciência, cooperação e respeito ao território se encontram. Neste Dia Internacional das Florestas, reforçamos nosso compromisso: cada árvore tem sua importância no ecossistema e cada pessoa tem o poder de ser parte dessa transformação.

Junte-se a nós. Seja você também uma árvore bonita.

Saiba mais em doe.idesam.org

 

 

Fonte: IDESAM
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

cjhMv