Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Lei pode acabar com franquia em contrato de seguro

Lei pode acabar com franquia em contrato de seguro
[foto] - Acidentes dão graves prejuízos aos envolvidos obrigados a pagar franquia. Foto AgBr, Marcelo Camargo

14-02-2025 22:19:56
(159 acessos)
 
Se aprovada, uma lei em discussão na Câmara Federal, vai acabar com a cobrança de franquia nos contratos de seguro. Com muita crítica e contrariedade ao que é vivenciado no Brasil, onde são muitos os acidentes de automotores, essa mudança no Código Civil vai extinguir o que o deputado Fábio Henrique (autor do projeto) chama de "absurdo." Projeto em debate estipula que o "segurado deverá pagar apenas o prêmio mensal estabelecido na assinatura do contrato." Parlamentar de Sergipe explica projeto.

 


Projeto de Lei 4159/24 acaba com a cobrança de franquia nos contratos

de seguro de veículos. O texto altera o Código Civil e foi apresentado

à Câmara pelo deputado Fábio Henrique (União-SE), atualmente na suplência.

Conforme a proposta, a seguradora não poderá condicionar a cobertura do sinistro ao pagamento de franquia ou de qualquer outra despesa. O segurado deverá pagar apenas o prêmio mensal estabelecido na assinatura do contrato.

Fábio Henrique observa que, ao contratar um seguro, o segurado arca não só com as despesas do prêmio, havendo sinistro, mas também com “valores exorbitantes da franquia”.

“A franquia paga pelo segurado vai exclusivamente para a oficina reparadora, não bastasse o orçamento cobrado por elas, que geralmente é um preço acima da média do mercado”, reclama Fábio Henrique.

“A franquia nada mais é do que um complemento ao valor orçado pela oficina, o que é um absurdo. É correto o segurado ser co-participante no conserto, uma vez que já arca com um valor elevadíssimo ao contratar o seguro?”, questiona.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

Fonte: Fonte Agência Câmara de Notícias
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

DqQrP