Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Dos computadores à produção rural: Rogério, de Carpina, Pernambuco

Dos computadores à produção rural: Rogério, de Carpina, Pernambuco
[foto] - Rogério Leite Araújo, aliou conhecimentos dos computadores à produção rural.

24-09-2024 13:47:40
(306 acessos)
 
O que faz um jovem apaixonado por jogos digitais, ferramentas tecnológicas, inovação, que sempre soube que seria um profissional cercado de computadores e telas, enxergar no meio rural uma oportunidade de trabalho? Rogério Leite Araújo, 37 anos, de Pernambuco de Carpina, sabe muito bem a resposta para essa pergunta. Na infância teve pouco envolvimento com o meio rural. A “paixão” pelo campo só começou quando resolveu fazer um curso técnico sobre o agro.

 


“Desde pequeno ouvia histórias do meu pai, da época que ele ajudava meu avô no sítio, mas não tinha noção, e nunca havia escutado, o ‘outro lado’, ou seja, o que pensam e quais as necessidades daqueles que trabalham e vivem o dia-a-dia no campo”.

Em 2015, tomou uma decisão que mudaria sua vida: resolveu se matricular no Curso Técnico em Agronegócio no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da Paraíba. “O que me aproximou do campo foi o curso, que resolvi fazer por acaso e acabei gostando demais. Fiquei encantado com as oportunidades e possibilidades que haviam para levar meus conhecimentos na área de tecnologia para o setor”, disse.

Passar a conhecer o agro, entender as necessidades e demandas dos produtores de alimentos foi o primeiro passo. A próxima etapa seria fazer uma imersão mais profunda no setor. E a oportunidade surgiu quando a coordenadora Poliana Queiroz, do curso técnico que Rogério cursava, o incentivou a se inscrever na 2ª edição do CNA Jovem, realizado em 2016.

Rogério Leite à direita na 2ª edição do CNA Jovem em 2016

Rogério Leite à direita na 2ª edição do CNA Jovem em 2016

O programa é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar focada no desenvolvimento de novas lideranças capazes de mudar realidades locais, gerando valor aos seus beneficiários e deixando um legado de conhecimento no campo.

Na etapa estadual, apesar de ser pernambucano, Rogério participou pelo estado da Paraíba, onde estava fazendo o Curso Técnico em Agronegócio. Passou por algumas etapas e foi selecionado para o nacional.

“O programa me trouxe muito aprendizado, uma bagagem gigante e um networking fantástico com pessoas incríveis espalhadas por cada canto desse país. Além de todas as vivências, oficinas, com conteúdos de alta qualidade, palestras e diversas atividades que me fizeram refletir bastante, tudo isso fez com que eu pudesse enxergar oportunidades de desenvolvimento profissional”.

Dois anos depois, em 2018, foi realizada uma edição especial do programa com 60 egressos e Rogério foi convidado a participar. “A experiência do CNA Jovem me fez dar um valor ainda maior ao campo. O convívio com pessoas ligadas ao agro me possibilitou admirar e respeitar aqueles que trabalham no setor e para o setor”.

Projeto inovador – Por que não unir essas duas paixões tecnologia e agro em um projeto inovador? E foi assim que no CNA Jovem de 2016 surgiu a “Turminha do Agro”, uma proposta multimídia que engloba jogos digitais educativos, cartilhas, oficinas lúdicas para crianças, pais e professores que atuam em escolas da zona rural e urbana.

Turminha do Agro foi criado como uma roposta multimídia que engloba jogos digitais educativos, cartilhas, oficinas lúdicas para crianças, pais e professores que atuam em escolas da zona rural e urbana

Turminha do Agro foi criado como uma roposta multimídia que engloba jogos digitais educativos, cartilhas, oficinas lúdicas para crianças, pais e professores que atuam em escolas da zona rural e urbana

“Esse projeto já me deu e me dá ainda muita alegria, pois passei por diversos programas de incubação e aceleração de startups, fui finalista do Prêmio Citi Jovens Microempreendedores 2016, recebi voto de aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), ganhei alguns editais, prêmios como o Delmiro Gouveia de Economia Criativa em 2020 e o Destaques 2019 ITCG, que resultou em uma imersão no Vale do Silício, entre outros reconhecimentos”.

Os desafios enfrentados pelo ex-participante do CNA Jovem na área tecnológica não foram poucos, mas o permitiu realizar sonhos. Em 2023, o “Turminha do Agro” ganhou uma nova atualização com uma proposta audiovisual que inclui músicas em canais como Spotify, Deezer e Amazon Music e vídeos animados no canal do projeto no YouTube.

Rogério em viagem ao Vale do Silício

Rogério em viagem ao Vale do Silício

Conquistas – Hoje, com 37 anos, Rogério é técnico em Agronegócio, graduado em Jogos Digitais e também em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem formação em Empreendedorismo, é especialista em Educação e Ludicidade e mestre e doutor em Engenharia de Computação.

Atua como mentor, palestrante e avaliador em grandes eventos como Campus Party, Startup Weekend, Technovation Challenge. Atualmente trabalha como coordenador pedagógico do programa de Residência Tecnológica do Porto Digital e tem uma startup chamada FalaAgro, que tem como proposta principal um aplicativo de informações colaborativas do agro.

“No FalaAgro, qualquer pessoa pode postar uma notícia, divulgar um evento ou cadastrar um negócio, ligados ao agro, sendo rápido e fácil de procurar por meio de filtros por estado, região ou tema de interesse”.

Rogério tem um sonho. Fazer com que outras pessoas que não conhecem o setor, assim como ocorreu com ele, passem a compreender a importância do agro para toda a sociedade. E que possam, com empreendedorismo e inovação, ajudar cada vez mais a transformar o campo brasileiro.

“O verdadeiro espírito de liderança aparece nos momentos mais desafiadores. Temos que dar o nosso melhor, encontrar o que nos faz bem para inspirar outros jovens e pessoas a seguirem os nossos passos, passando por desafios maiores e tendo grandes conquistas”.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, ressaltou que a dedicação de Rogério em cada atividade, somada à sua disposição para aprender e colaborar é inspiradora. "Não é à toa que o CNA Jovem é reconhecido como um programa que forma líderes excepcionais. Pessoas como Rogério Leite são a prova de que estamos no caminho certo para um futuro promissor no agronegócio brasileiro".

Para a coordenadora do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, a iniciativa se destaca dos programas tradicionais ao focar não apenas no líder como indivíduo, mas também em seu papel como um agente de mudança para o avanço do setor.

“Rogério é um exemplo disso. Seu propósito e capacidade criativa refletem em iniciativas que têm contribuído para aumentar o conhecimento sobre a agropecuária e a valorização dos produtores rurais. É um trabalho que alcança inclusive o público infantil, transmitindo a essência do campo e a origem de nossos alimentos”, afirmou.

A história de Rogério é a terceira reportagem de uma série de matérias que serão divulgadas até dezembro de 2024 para celebrar os 10 anos do programa CNA Jovem.

 

 

Fonte: CNA, Assessoria de Comunicação
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

MYtp4