Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mulher brasileira já pode se alistar nas Forças Armadas

Mulher brasileira já pode se alistar nas Forças Armadas
[foto] - Em pouco tempo as mulheres estarão realizando atividades nas Forças Armadas do Brasil. Foto AgBr, Antonio Cruz

28-08-2024 21:38:19
(230 acessos)
 
Brasil oficializa o alistamento militar voluntário de mulheres nas Forças Armadas. Isso foi feito com publicação de um decreto, no Diário Oficial da União (DOU) na data de 28 de agosto de 2024, para marcar os 25 anos do Ministério da Defesa. Assim que a mulher completar 18 anos, poderá se alistar. O dia marcou também a criação da carreira civil da Defesa. Medida vai inserir no Ministério, mediante concurso público, profissionais de alta qualificação técnica.

 


Decreto que permite o alistamento voluntário de mulheres no serviço militar no ano em que completarem 18 anos foi assinado pelo presidente Inácio Lula em nome do "aprimoramento e modernização" das Forças Armadas. Decisão “reforça a máxima de que o lugar da mulher é onde ela quiser." Palavras do Presidente.

Governante afirmou que a verdadeira missão das Forças Armadas é servir a nação brasileira; e “garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais/ mas em nome, acima de tudo, da sabedoria de um país e da proteção do povo brasileiro.”

Atuação das Forças Armadas foi lembrada pelo trabalho realizado na crise humanitária vivida pelo povo yanomami; no enfrentamento do garimpo ilegal e dos crimes transfronteiriços e ambientais no País; nas ações de auxílio à população do Rio Grande do Sul durante as  enchentes; o apoio logístico e a assistência básica de saúde a ribeirinhos e indígenas; e o combate a incêndios criminosos no Estado de São Paulo.

Medidas

Ministro da Defesa, José Múcio, citou a criação da carreira civil da Defesa no âmbito do Ministério. “Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia.”

Falou ainda o Ministro: outro “destaque é a transferência do programa Calha Norte para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Assinamos hoje a portaria que cria o grupo de estudos para efetivar a mudança, sob a justificativa de que o perfil do programa tem mais afinidades com a pasta da Integração.” Ministro referia-se ao programa que atua em 442 municípios, a fim de promover o desenvolvimento ordenado e sustentável nas áreas de atuação.

 

 

Fonte: Ministério da Defesa e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

hVEFM