Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Porto de Santos terá expansão sobre 420 mil m² da Vila dos Criadores

Porto de Santos terá expansão sobre 420 mil m² da Vila dos Criadores
[foto] - Área que será liberada permite expansão do Porto de Santos e outros benefícios
12-04-2024 10:21:16 (286 acessos)
Expansão na extensão da margem direita para potencializar o terminal STS 10, a transferência de 9 mil pessoas da Vila dos Criadores para liberar área de 420 mil metros quadrados (m²), extinção do lixão à margem do rio Casqueiro e a transferência do terminal de cruzeiros, o Concais, para trecho do Ecoporto, integrando ao Parque Valongo. São benefícios que terá o Porto de Santos com a cessão de área pertencente ao município mediante contrapartidas do Governo Federal, pelo Ministério de Portos.

 


A Vila dos Criadores, com uma área total de 420 mil m2, fica junto ao Rio Casqueiro, no limite do município de Santos com Cubatão, entre o estuário e a Rodovia Anchieta, no bairro Alamoa. No local há uma ocupação irregular, com cerca de 9 mil pessoas, que serão transferidas para residências adequadas, condição que fará parte da contrapartida exigida do futuro arrendatário da última área não explorada da margem direita do Porto.

Além da disponibilização de conjunto habitacional para as pessoas que moram no local, a desocupação vai permitir também a solução de um passivo ambiental, de um antigo depósito de lixo que ali havia.

Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou que a Poligonal do Porto de Santos será ampliada em uma área estratégica: com anuência da Prefeitura de Santos, decidiu pela inclusão da chamada Vila dos Criadores na área de jurisdição da Autoridade Portuária de Santos (APS). Com isso, o parque portuário ganha mais um local para avançar, o último disponível para expansão na margem direita. Será um terminal nos moldes do que se propunha para o STS 10.

A decisão foi tomada (240411) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em reunião com o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini. Para o ministro, a inclusão desta área municipal na Poligonal - ou seja, no Porto Organizado - terá a vantagem de, ao mesmo tempo, resolver um problema social e atender às necessidades de expansão do maior Porto do hemisfério sul. "Todos ganham, a comunidade e todo o setor de logística portuária brasileiro", ressaltou Costa Filho. 

Anderson Pomini, presidente da APS, destacou que a medida revela uma visão do Porto como um todo e não apenas com um tipo de carga: "Ficou clara a preocupação do ministro  e da gestão atual com a necessidade de aumento da capacidade de contêineres, já que faremos adensamentos na BTP e na Santos Brasil, como também buscamos aprimorar a relação Porto-Cidades, com a transferência do terminal de cruzeiros, o Concais, para trecho do Ecoporto, integrando ao Parque Valongo, que será o primeiro espaço de visitação pública nestes 132 anos de história do Porto Organizado de Santos", afirmou Pomini.

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

cbY2x