Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Novas regras agilizam tráfego de caminhões no Porto de Santos

Novas regras agilizam tráfego de caminhões no Porto de Santos
[foto] - Caminhões tem descarga pre-agendada no Porto de Santos
04-04-2024 22:10:04 (508 acessos)
Agendamento no ato de emissão da nota fiscal, permite que os caminhoneiros sigam direto para o local da descarga no Porto de Santos. Antes dessa medida, os motoristas eram obrigados a passar pelo pátio regulador, o que provocava demora e atarefamento sobre o tráfego. Norma editada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) prevê que o agendamento das cargas de granel vegetal (soja, açúcar e milho) seja feito em até 6 horas ou 3 horas, se a origem da carga é de distância menor que 300 quilômetros.

 


Objetivo é evitar que a reserva seja feita apenas quando o caminhão já está próximo dos pátios, o que gera trânsito nas rodovias de acesso à Baixada.

Em contrapartida, a nova norma abriu possibilidade de que o caminhão possa ir diretamente ao Porto, desde que haja garantias tecnológicas de que o agendamento será cumprido. Além de facilitar o planejamento dos exportadores, essa liberação pode tirar veículos que ocupariam desnecessariamente trechos da rodovia indo ao pátio, apenas para cumprir a norma.

A Norma da Autoridade Portuária 16.2024 entrou em vigor em 2 de abril. Entretanto, por meio da Portaria 48.2024, a APS concede dois meses de tolerância para adaptação à regra de agendamento apenas em até seis ou três horas da emissão da nota fiscal.

Para mais informações sobre a nova norma, os interessados podem entrar em contato com a Autoridade Portuária de Santos através dos números (13) 3202-6544, (13) 99208-5187 ou 3202-6565 ramal 4413 ou pelo e-mail sistrafego@portodesantos.gov.br.

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

BTDFI