Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Para evitar pragas e doenças, Porto de Santos faz controle fitossanitário

Para evitar pragas e doenças, Porto de Santos faz controle fitossanitário
[foto] - Embarques de milho, soja e farelo de soja sofrem rigor fitossanitário no Porto de Santos. Foto Sérgio Furtado.
22-01-2024 23:05:11 (150 acessos)
Porões de navios e contêineres no Porto de Santos, vem sendo submetidos a um rigoroso controle fitossanitário para evitar a proliferação de pragas e doenças, originárias de todo o mundo, devido às característica da atividade. Cuidados especiais tem sido dedicados às cargas de soja, milho e farelo de soja que fazem recordes cada vez maiores nos embarques do Porto. Em 2023 foram realizados 777 tratamentos, pelas 15 empresas contratadas.

 


Agora, a Superintendência de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho (Sumas), da Autoridade Portuária de Santos (APS) vem credenciando empresas para prestar serviços de tratamento fitossanitário nas áreas do Porto Organizado de Santos, visando o controle de pragas agrícolas. Em 2023 foram realizados, pelas 15 empresas credenciadas, 777 tratamentos fitossanitários, sendo 94,08% (731) em porões de navios e 5,9% (46) em contêineres. A fosfina foi o produto mais utilizados nas fumigações, representando 99,89% do total, equivalente a 230.623 quilos. Em menor escala, são feitas fumigações, também, em paletes.

Relatórios trimestrais enviados pelas empresas à APS permitem à Sumas acompanhar todos os trabalhos de controle fitossanitário realizados no Porto. Foi apurado que, até o momento, as principais cargas tratadas em porão de navio foram a soja (43,91%), o milho (36,80%) e o farelo de soja (18,33%).

Em 2023 foram realizados tratamentos em mais de 46,9 milhões de toneladas de mercadorias acondicionadas em porões de navios. Os berços com maior incidência de tratamento foram o TGG (18%), os Armazéns 39 (13%) e 37 (12%). 

Os principais destinos das mercadorias submetidas ao procedimento fitossanitário, foram a China, com 49% dos navios tratados, seguida pelo Vietnã (9%) e Indonésia (8%).

 

Link para o relatório completo: https://www.portodesantos.com.br/relatorio-fumigacao/

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

g7dby