Com esse desempenho, o Porto suplantou a movimentação acumulada de cargas em igual período do ano passado (150,3 milhões de toneladas), somando 157,7 milhões de toneladas, um crescimento de 4,9%, a maior marca para o período e deve superar, no fnal do ano, seu recorde histórico estabelecido no ano passado. As cargas de exportação apresentaram crescimento de 8,0%, chegando a 118,4 milhões de toneladas. As descargas tiveram uma redução de 3,4%, totalizando 39,2 milhões de toneladas.
"São números que mostram cada vez mais o valor do Porto de Santos para o Brasil e também a necessidade de investirmos ainda mais em melhorias, tecnologia e acessos. Fica evidenciada a importância de uma nova pista de descida Planalto -Baixada", afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
As mercadorias do agronegócio continuaram a se destacar no acumulado do ano, principalmente, a soja em grão (+17,7%), com 29,8 milhões de toneladas; o milho (+38,5%), com 18,4 milhões de toneladas; e o açúcar (+6,7%), com 20,1 milhões de toneladas. Já o movimento de contêineres no acumulado do ano apresentou queda de 5,7% sobre a mesma base do ano anterior.
Todos os segmentos de carga apresentaram crescimento significativo e estabeleceram suas maiores marcas para o período. Os granéis sólidos tiveram alta de 13,1%, acumulando 86,2 milhões de toneladas, com destaque para os embarques de soja em grão, milho e açúcar. Esse segmento de cargas estabeleceu sua maior marca para o período. Os granéis líquidos somaram 17,6 milhões de toneladas, alta de 1,0%, sobressaindo-se o óleo diesel e gasóleo - desembarque (+36,6%, 1,9 milhões de toneladas), o óleo combustível - embarque (+11,8%, 3,2 milhões de toneladas) e os sucos cítricos (+7,9%, 2,3 milhões de toneladas). A carga geral solta decresceu 10,7%, somando 7,9 milhões de toneladas, com destaque para a celulose (6,6 milhões de toneladas).
O fluxo de navios nos 11 meses do ano foi de 4.949 atracações, crescimento de 4,0%.
Corrente Comercial
A participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira se manteve no patamar de 28,5%. Em torno de 30,2% das transações comerciais do Brasil com o exterior que passaram pelo complexo portuário de Santos tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo se manteve com a maior participação (54,4%) nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos.
Fonte: Porto de Santos - APS
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