Autoridade Portuária informa que o diagnóstico populacional de pombos domésticos (Columba livia) nesta primeira etapa, seguirá por duas semanas. Mas as "campanhas" de avaliação da presença das aves, será repetida a cada 6 meses, nos próximos 5 anos.
Objetivo desse diagnóstico é identificar as principais áreas utilizadas pelas aves para pouso, nidificação e alimentação, bem como os principais focos atrativos dos pombos. Além disso, visa estimar o quantitativo de pombos domésticos que habitam ou frequentam o Porto e sugerir ações adicionais de controle dessas aves.
Para a coleta de dados em campo, serão utilizados equipamentos específicos, como câmeras fotográficas, binóculos, drones, dispositivos de geolocalização, entre outros. A equipe técnica de campo é integrada por um Especialista em Estudo Ambiental, um Auxiliar de Campo e um Operador de drone. Para a realização do diagnóstico, a área do Porto Organizado será dividida em quadrantes, abrangendo áreas públicas e arrendadas. Assim, caso seja necessário, será realizada a medição na área arrendada de algum terminal específico.
APS explica que esse trabalho será "de suma importância" para identificar as regiões com maior densidade de pombos e avaliar as fragilidades relacionadas à operação portuária, como derrame de grãos e locais com deficiência de medidas preventivas. Assim, espera-se que os resultados desse monitoramento permitam a adoção de estratégias de controle mais eficazes para prevenir a proliferação dessas aves.
Fonte: Porto de Santos - APS
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.