Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Embarque mais rápido com novo píer no Porto de Santos

Embarque mais rápido com novo píer no Porto de Santos
[foto] - Ministro Costa Filho aciona o novo píer no Porto de Santos
23-11-2023 17:34:43 (230 acessos)
Com investimento de R$ 187 milhões, está em atividade do novo píer Ageo São Paulo na ilha Barnabé, margem esquerda do Porto de Santos, com aumento de 25% na capacidade de atracação para navios de granéis líquidos. Funcionamento foi acionado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Tempo de espera para receber os produtos, será abreviado. Há 35 anos não se oferecia um cais público para o setor de granéis líquidos no complexo portuário santista.

 


Ageo Terminais investiu R$ 187 milhões na construção do novo píer, com infraestrutura para navios classe LR1. Maior benefício é aumentar a capacidade de atracação paras navios de granéis. Mas oferece ainda a vantagem da rapidez na execução desses serviços. 

Com o novo píer o Porto de Santos se fortalece no comércio internacional pelos embarques especializados, alcançando também níveis de atracação de granéis líquidos, equivalentes aos desempenhos dos portos da Europa e América.

Mais melhorias 

Ministro autorizou a Ageo a iniciar investimentos para a implantação da nova bacia de tancagem no terminal. Lembrou a memória do fundador da Ageo, Carlos Santiago. "Ageo é referência no setor. Esse tipo de investimento vai gerar empregos e desenvolvimento para o País."

Informou a autgoridade que em dezembro o túnel Santos-Guarujá será anunciado. Essa é "uma obra que, depois de 100 anos, finalmente vai sair do papel." Serão feitos investimentos em dragagem com o objetivo de se alcançar os 17 metros no canal de navegação do Porto de Santos. 

Presentes à inauguração, conheceram o navio Stena Proman, movido a metanol, considerado um "navio verde" por zerar emissão de carbono. Estavam no ato, a secretária executiva de Portos, Mariana Pescatori; o CEO da Ageo, Matheus Ruiz Santiago; representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) e Praticagem.

 

 

Fonte: Porto de Santos, APS, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

uqZRm