Como lembra Anderson Pomini, o presidente da APS, esse evento Inova Portos, contribui com soluções tecnológicas e melhorias das atividades portuárias, preparando o futuro. Discussões mostraram idseias que levam ao primoramento da regulação, que produz freflexo na desburocratização e nas contrratações necessárias ao desenvolvimento.
Sustentado pelo Ministériuo de Portos e Aeroportos, a quarta edição do encontro reuniu equipes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAq), de entidades e empresários, autoridades portuárias, especialistas e acadêmicos. Foi realizada análise da conjuntura e impactos dos avanços tecnológicos sobre as operações portuárias, bem como nas relações entre portos e cidades e no desenvolvimento das autoridades portuárias.
Pomini explicou que a Autoridade Portuária de Santos já vem desenvolvendo Programa de incentivo à criação de um ecossistema de inovação portuária e logístico no Porto de Santos. "Santos vem avançando na agenda de transformação digital e na implantação de tecnologias disponíveis, além de desenvolver novas soluções e oportunidades de negócio. Estamos viabilizando parcerias com empresas e um programa de estágio em inovação, além de convênios com instituições de ensino. Para isso, instituímos a NAP da Inovação que consiste em uma Norma que desburocratiza o processo de compartilhamento de informações com empresas que precisam desenvolver ou validar novas tecnologias, corroborando nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável".
Roberto Paveck, gerente de Planejamento Logístico da APS, ressaltou que "o fomento da inovação desempenha papel crucial na modernização das operações portuárias. Observa que a implementação de tecnologias avançadas, como automação, inteligência artificial e sistemas de gestão portuária, pode aprimorar a eficiência e a segurança das operações, criar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios e parcerias e fomentar o empreendedorismo, atraindo investimentos em tecnologias inovadoras".
Paveck considera a inovação, peça central na consecução dos objetivos estratégicos da APS. Para isso é promovida a aproximação com startups, orçamento específico de amparo. Autoridade Portuária dedica estímulo à pesquisa aplicada, por meio da concessão de 70 bolsas de estudo, e da criação de área dedicada à inovação, de um campus portuário a ser instalado numa das oficinas da APS que poderá abrigar, inclusive, parceiros no processo de inovação, como as universidades.
Compromisso para fornecimento das bolsas de estudo foi assinado durante o Inova Portos, pela diretora de Administração e Finanças da APS, Bernadete Bacellar. A Autoridade Portuária já está preparando os editais para lançamento das bolsas, ficando a gestão dos recursos a cargo do Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep).
Santos lidera o movimento de inovação no setor portuário e a NAP já vem sendo replicada em outros portos. O programa de estágio em inovação também atraiu a atenção do Ministério de Portos e Aeroportos que demonstra interesse em implementá-lo.
Fonte: Porto de Santos-APS, Assessoria de Imprensa
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.