250228 - 20:25 horas
O leilão da obra do túnel foi anunciado para o dia 1º de agosto de 2025 e tem valor estimado em R$ 5,9 bilhões. O túnel que ligará as duas margens do Porto será construído com metade dos recursos destinados pelo Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e outra metade pelo Governo do Estado. Projetam os interessados, que a construção vai durar 5 anos.
Empresa da Holanda dá as bases da tecnologia para a execução. Basicamente será executada a construção do túnel numa doca seca de 6 composições. Assim que estiver concluída, totalmente vedada para evitar a entrada de água, será submergida, selando uma das últimas fases do túnel.
Ministro Silvio Costa Filho viaja a partir do dia 21 de abril de 2025 para a Europa. Vai apresentar o projeto do túnel para empresas que já podem se inscrever como participantes do leilão.
Estão na relação da comitiva, a empresa
1. portuguesa Mota-Engil, que possui parceria estratégica com a
2. China Communications Construction Company (CCCC). A companhia chinesa, detentora de 32,4% da Mota-Engil, tem no currículo a construção de grandes túneis submarinos como os de Dalian, Shenzhen-Zhongshan e o notório Hong Kong–Zhuhai–Macau — este último considerado um dos mais complexos do mundo.
3. Amsterdã, com as empresas holandesas Ballast Nedam e TEC Tunnel, entre os dias 22 e 23. A Ballast Nedam é responsável por obras como o túnel Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e um túnel atualmente em construção no Iraque. Já a TEC Tunnel, referência global em engenharia de túneis, participou de projetos de grande porte, como a ligação Øresund (Dinamarca-Suécia), Busan-Geoje (Coreia do Sul) e a megaconexão de 32 km entre Hong Kong, Zhuhai e Macau.
4. Dinamarca, no dia 24, com visita ao túnel de Fehmarnbelt — ainda em construção — que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à alemã Fehmarn, sob o Mar Báltico. Com 18,1 km de extensão, esse será o mais longo e profundo túnel imerso rodoviário e ferroviário do mundo. Vai reduzir o tempo de travessia de balsa (45 minutos) para apenas 10 minutos, tornando-se um modelo de referência para o projeto brasileiro.
Neste noticiario.com.br, veja o
vídeo que mostra como será a
nova passagem que vai reduzir
em 70% a passagem de veículos
através de balsas e racionalizar
o tráfego em toda a região do
Porto de Santos
Atualmente, para ir de uma cidade a outra pode-se utilizar o sistema de balsas, que faz o transporte de aproximadamente 23 mil veículos por dia, ou enfrentar o trajeto pela rodovia Cônego Domenico Rangoni.
Diariamente, 78 mil pessoas passam pela ligação entre Santos e Guarujá e cerca de 2 milhões de pessoas pelas 9 cidades da Baixada Santista — considerando a travessia pela balsa e a ligação rodoviária. A espera nas filas para cruzar o canal, vai de 20 minutos a 2 horas e, com o túnel, a expectativa é que as travessias demorem menos de 2 minutos.
Em razão da crescente altura dos navios que percorrem e atracam no Porto de Santos, o túnel foi a escolha mais viável para ligar as duas cidades. De acordo com a presidência da República, a opção de engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados.
Túnel ficará imerso no fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros. Atualmente, o calado (parte submersa) dos navios que passam pelo Porto, tem 15 metros.
Presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que a obra refletirá positivamente na vida de milhares de pessoas: "Trará benefícios econômicos, sociais, ambientais e logísticos em favor de toda comunidade portuária, influenciando nos nove municípios da Baixada Santista, conforme relatório e estudo anexo, portanto, é de vital importância a implementação dessa obra do túnel para o Brasil."
Fonte: Porto de Santos e Autoridade Portuária de Santos
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