Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Tribunal dá vitória a planos de saúde para não pagar procedimentos

Tribunal dá vitória a planos de saúde para não pagar procedimentos
[foto] - Superior Tribunal de Justiça libera planos de saúde. Foto: Agência Brasil, Marcello Casal Jr.

08-06-2022 22:28:12
(432 acessos)
 
Operadoras de plano de saúde não são obrigadas a cobrir procedimentos médicos que não estão previstos na lista da Agência Nacional de Saúde (ANS). Foi o que decidiram os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília, acompanhando a posição d o relator Luís Felipe Salomão. Ideia do magistrado é proteger a existência financeira dos planos de saúde, evitando o que chamou de "desequilíbrio" caso algum usuário obtenha proteção judicial e outro não.

 


Ao definir que o rol é taxativo, o ministro entendeu que haveria um desequilíbrio nos contratos de plano de saúde se alguns usuários obtivessem na Justiça direito a coberturas que outros não têm. Isso afetaria o equilíbrio econômico do sistema de saúde complementar e aumentaria os custos para todos os usuários, segundo o ministro. 

A lista de procedimentos e tratamentos obrigatórios da ANS foi criada em 1998 para estabelecer um mínimo de cobertura que não poderia ser negada pelos planos de saúde. Para incorporar novas tecnologias e avanços, o rol vem sendo atualizado nesse tempo.

Há 24 anos, é comum que usuários de plano de saúde busquem na Justiça o direito para que as operadoras paguem por procedimentos ou tratamentos que ainda não estejam previstos no rol da ANS.

 

 

Fonte: Superior Tribunal de Justiça e ANS
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

bqXkZ