Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Conheça os 3 brasileiros que irão correr a maratona Olímpica

03-06-2021 21:05:22 (716 acessos)
Foram escolhidos os 3 maratonistas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão). Daniel Chaves, Paulo Roberto de Almeida Paula e Daniel Ferreira do Nascimento conquistaram lugar nas competições por terem superado o índice de 2 horas 11 minutos e 40 segundos, tempo que é exigência do atletismo internacional. Por enquanto as competidoras mulheres não obtiveram índice

 


A Confederação Brasileira de Atletismo definiu os três maratonistas que irão representar o País na maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A maratona será realizada na cidade de Sapporo, em Hokkaido.

Daniel Chaves, nascido a 10 de julho de 1988 em Petrópolis, no Rio de Janeiro, correu a Maratona de Londres, na Grã-Bretanha. Paulo Roberto, paulista de Pacaembu, completou a Maratona de Sevilha, na Espanha. Daniel Nascimento é o mais jovem dos três. Nascido em Paraguaçu Paulista, foi o último a conseguir o índice e logo na primeira maratona da carreira. Venceu a prova “O Bicentenário do Peru”, em Lima, no dia 23 de maio. No dia 29 de maio, menos de uma semana depois de garantir qualificação olímpica, Daniel venceu os 10.000 m do Campeonato Sul-Americano de Guayaquil, no Equador.

Enquanto Daniel Chaves e Daniel Nascimento vão estrear na Olimpíada, Paulo Roberto segue para a terceira da carreira: foi oitavo em Londres-2012 e 13º no Rio-2016.

Maratona olímpica

 

Maratona é uma corrida de longa distância. perfazendo 42,195 km, com traçados di9versificados conforme a região onde é disputada. Essa competição está ligada ao que chamam lenda grega atribuída ao feito do soldado ateniense Fidípides. Foi mensageiro do exército de Atenas, que correu 42 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas. Fez isso para anunciar aos habitantes, a vitória dos exércitos atenienses contra os persas. Morreu de exaustão após entregar a notícia.

Corridas de longa distância, entretanto, existem em documentos muito mais antigos e já eram disputadas séculos antes da civilização grega, no Antigo Egito.

O faraó Taraca, da XXV dinastiarei de Cuxe, e que viveu séculos antes dos acontecimentos entre atenienses e persas, instituiu uma corrida de longa distância para manter os exércitos em alto preparo físico, numa distância aproximada de 100 km, o que hoje é considerada ultramaratona

Ultramaratona é revivida atualmente no Egito com o nome de "Pharaonic 100km" e é disputada entre a pirâmide de Hawara, em Faium, e as pirâmides de Sacara, a sudoeste do Cairo.

Mas foi a lenda do soldado grego que despertou a imaginação das gerações seguintes e a corrida e morte de Fidípedes, incorporada num popular poema de Robert Browning, no século XIX. Surgiu da imaginação de Pierre de Coubertin quando decidiu reviver os Jogos Olímpicos no fim daquele século.

Uma das mais longas, desgastantes e difíceis provas do atletismo, a maratona é, ininterruptamente, uma prova olímpica desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896. A distância atual, percorrida pela primeira vez em Londres 1908, só se tornou oficial em 1921.

Popularizada em fins do século XX como corrida de massa, mais de 500 maratonas são realizadas anualmente em todo mundo. Algumas delas são disputadas por apenas algumas dezenas de atletas enquanto outras podem comportar milhares de participantes. 

No calendário olímpico a maratona é, tradicionalmente, o último evento dos Jogos Olímpicos.

 

 

Fonte: COB e CBAt
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Zc9Sb