Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Aprovada a venda direta de etanol aos postos

06-05-2021 11:44:32 (889 acessos)
Uma proposta defendida desde os primeiros dias de Governo, pelo presidente Jair Bolsonaro, começa ser aprovada na Câmara Federal, a venda direta de etanol pelo produtor aos postos de combustível. Apesar de quase dois anos e meio depois, pode ser o caminho para redução dos preços do álcool ao consumidor, na opinião do relator da proposta (PDC 978/18), deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Pelo interesse social, a matéria deverá logo ir a discussão em plenário.

 


Decisão de aprovar o projeto foi dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Se tiver êxito, a medida suspende parte da Resolução 43/09, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que limita o comércio de etanol combustível a distribuidor autorizado pela Agência e ao mercado externo.

Opina o deputado Costa Filho que as restrições à comercialização do etanol constantes do ato da ANP vão de encontro aos princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência. Com a venda direta "haverá celeridade, desburocratização do processo e, mais do que isso, tendência à redução no preço final do álcool”.

ANP continua fiscalização


Mostrou mais o Deputado que não haverá diferença entre o combustível vendido diretamente e o vendido via distribuidora. “O álcool que nós estamos tratando é o álcool hidratado, ou seja, um álcool que não tem mistura. Saindo da usina, passando pela distribuidora e indo para o posto de combustível, é o mesmo álcool que será vendido direto para os postos de combustível. Porque é o álcool hidratado e não anidro, que tem a mistura de álcool com gasolina. Não é verdade que a ANP seria atropelada. A ANP continua tendo o papel de fiscalização da qualidade do álcool que será oferecido nos postos de combustíveis no Brasil.” Assim falou o relator.

 

 

Fonte: Agência Câmara
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

3xfqy