Inscrições para a corrida presencial
de Boston, serão realizadas de
terça-feira, 20 de abril a sexta-feira,
23 de abril de 2021. Acesse www.baa.org.
Distanciamento social entre os participantes para prevenir infecções por coronavírus, é o motivo da definição do número dos atletas. Associação Atlética de Boston (B.A.A.) é a responsável pelo evento. Já informou que o trajeto continua o histórico trecho entre o subsúrbio de Hopkinton ao centro de Boston.
Maratona de Boston costuma reunir mais de 30 mil corredores internacionais. Desde a primeira corrida no ano de 1879, sempre foi realizada no mês de abril. Em 2021 foi a primeira vez que mudou de mês e data (11 de outubro). Em 2020 foi cancelada mas realizada virtualmente com 31.500 corredores de 112 países e de 50 estados norteamericanos. Em 2019 foi realizada com 30.234 inscritos.
Trajeto da Maratona em Boston
A maratona de Boston, começa no povoado de Hopkinton e durante o caminho passa por distritos industriais, aldeias, campos de esportes e agricultura até a universistária Boston.
Várias características marcam essa Maratona. A primeira é a presernça de um público torcedor que costuma incentivar. Treinadores de maratonistas explicam que esse incentivo pode se tornar inimigo durante a corrida, pois leva os inexperientes a se entusiasmnar e exixgir muito além do que o corpo vai conseguir até o final dos 42,195 km.
Há uma descida de pouco mais de 100 metros nos primeiros 6,5 quilômetros (km). Atletas experientes sabem que é preciso se conter e não correr demais ali, para não cansar à frente. Explicação técnica é que as articulações são muito exigidas nessa condição de ísta e podem sofrer com o impacto maior.
A partir do km 7 começa um sobe e desce pouco acentuado e predomina trajeto plano. Quase na metade da prova, perto do km 20, é preciso ter foco para não se distrair com os decibéis mais altos de todas as majors: as estudantes da Wellesley College são ensurdecedoras, pedem beijos e brincam com os competidores.
No Km 25 começa a série de quatro colinas da bela “cidade-jardim”, Newton.
O primeiro monte, Newton Lower Falls, é uma barreira enorme. Mesmo com a baixa elevação, a rota é ampla e aberta, sujeita a fortes ventos e sem proteção contra o pior dos climas. Além disso, a subida dura quase 1 km e há poucos espectadores dando uma força nesse trecho.
Seguem-se mais duas colinas, não tão longas. Mas justo a última, Heartbreak Hill, é a mais acentuada. Essa ascensão surge no dramático km 32. Hora de diminuir a passada e usar os braços para o sonho não terminar ali.
Depois da Heartbreak, ainda restam 8 km até Boston. Mais descidas perigosas e terrenos planos, e algumas curtas subidas. No km 40, a entrada em Boston oferece o último “presentinho” para os que sobreviveram: mais uma pequena (e penosa) colina. Pouco depois é possível avistar os postes de iluminação do mítico estádio de Fenway Park, casa do lendário clube de beisebol Boston Red Sox.
Finalmente, a prova e a glória da linha de chegada aguardam os corredores na Boylston Street, pertinho da Copley Square e da Biblioteca Pública, onde a jornada termina.
Inscrição não é simples
Para participar dessa e de outras grandes competições de maratonas
internacionais, o atleta tem de comprovar marcas em outras competições
do gênero. Com documentação o interessado se apresenta para a isncrição,
cujos organizadores vão9 checar para saber se o índice mostrado é verdadeiro.
Apenas para se ter uma ideia, na edição de 2020 o0 índice exigido
para os homens de 18 a 34 anos de idade foi de 3 horas e
para mulheres da mesma faixa etária 3 horas e 30 minutos.
Fonte: B.A.A.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.