Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Bissexto nascido em 29 de fevereiro, pode comemorar como quiser

27-02-2024 22:01:34 (591 acessos)
Pode comemorar se você é um dos raros nascidos no dia 29 de fevereiro. Escolha antecipar para o dia 28 ou faça festas no dia 1º março. Verdade é que há muita superstição e por isso os bissextos evitam lembranças. Em muitos países há proteção legal para esses naturais, porque a nenhum humano ser é permitido privar de um nome e data de nascimento. Pouca gente para os quase 8 bilhões de pessoas do mundo, nasceu no dia 29 de fevereiro. Entre os históricos está Gioachino Rossini, compositor clássico

 


Do ponto de vista legal as coisas recebem a interpretação subjetiva de quem julga. Mas um bom advogado já provou que o cliente faz aniversário de 6 em 6 anos, tempo que emprestou a denominação de "ano bissexto" quando o fevereiro tem 29.

Anos bissextos já foram 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020. Serão bissexttos este 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2044, 2048, 2052. Significa que em 2024 haverá muita comemoração exclusiva dos nascidos até agora nessa data especial. A propósito e conscientemente, os protetores escolheram esse como o Dia Mundial da Doença Rara.

Na Grécia há o religioso Bartolomeu I de Constantinopla, ocupante de posição de destaque na hierarquia ortodoxa. Da família real britânica comemora aniversário nessa data, Jaime Ogilvy. Também é bissexto o físico Ernest Lawrence que em 1939 ganhou o Prêmio Nobel de Física pela descoberta do acelerador de partículas ciclotron.

Pela lei do Brasil, nº 12.662, de 5 de Junho de 2012, "todo indivíduo deve ter uma declaração de nascido vivo com dia e mês de nascimento, entre outras informações exatas." E um dos nomes conhecidos que recebe essa proteção, está o cartunista Jaguar (pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe) que está comemorando 91 anos.

 

Luiz Duarte natural do Rio de Janeiro, é outro que aniversaria noi ano bissexto. Mas arranjou um jeito de driblar essa vacância de 6 anos, e fez registro no dia primeiro de março. É dramaturgo, diretor e escritor brasileiro.

Luiz Duarte: foto de Luca Machado

Luiz Duarte é ganhador do Premio Jabuti de Literatura, Prêmio Mambembe, Prêmio Nacional de Dramaturgia Sobre a Questão do Negro - FUNDACEN. Tem obras que vão da comédia ao drama, tanto para o público infanto-juvenil, quanto para o público adulto.

Além da dedicação ao teatro, Luiz Duarte é roteirista e diretor de cinema e televisão, com dezenas de documentários produzidos - prioritariamente científicos, tendo escrito em parceria com Ruy Guerra e Gabriel Garcia Marques o argumento do filme "Luana" (que acabou não sendo produzido, pelo confisco monetário realizado no Brasil pelo ex-presidente Collor).

Em 2010 Luiz Duarte lançou o filme de curta-metragem "O menino e o poeta" no qual pela primeira vez na história do cinema, a voz de uma pessoa já falecida foi recriada - no caso a voz do poeta Carlos Drummond de Andrade. Mais recente filme é o longa-metragem "Looping", até a presente data não lançado.

Bissexto o ano na história

Quando o planeta Terra faz uma volta completa em torno do Sol (translação) geralmente são completados em média 365 dias e 6 horas. Então o calendário gregoriano bolou a ideia de compensar essas 6 horas excedentes com a criação de um ano de 366 dias. Isso é completado a cada 4 anos, ao que se convencionou chamar "bissexto" ou um dia a mais na contagem do ano.

Críticos chamam isso de "bobagem", mas daria uma diferença fundamental não houvesse essa contagem. Graças a isso é possível ordenar o início e fim das estações outono, inverno, primavera e verão, ou o que os técnicos chamam equinócio e solstício.


Matemática entra como elemento decisivo nessa decisão. O cálculo foi desenvolvido mediante regra bastante prática: se o ano não terminar em 00 e for divisível por 4, pode acreditar que é bissexto. Um número é divisível por 4 quando a dezena é divisível por 4. Por exemplo, 1988 é divisível por 4, pois 88:4 = 22 (88 divivido por 4 é igual a 22). 

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

HcvtZ