Novos remédios podem ser utilizados em situações em que
pacientes apresentam resistência aos remédios empregados
no método tradicional. No caso da delamanida, a Organização
Mundial da Saúde indica que seja ministrada somente
quando as demais alternativas não funcionaram.
Já a bedaquilina é sugerida para quem possui resistência à rifampicinas, remédio bastante considerado mais ativo contra o bacilo TB.
O método de diagnóstico avalizado foi a cultura e teste de sensibilidade a antimicrobianos em meio líquido automatizado. Segundo o Ministério da Saúde, isso ampliará as possibilidades de exame da doença no país.
20200527 - 12:59:07 horas
Exames de tuberculose caem 40% e deputado pede investigação de mortes
Foram reduzidos em 40% os testes em laboratório para diagnóstico de tuberculose, nos m esses de março e abril de 2020. Revelação foi feita por Denise Arakaki, coordenadora do Departamento de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas, do Ministério da Saúde. preocupa porque é mais um reflexo negativo causado pela infecção oportunista do coronavírus, que pela demanda, inibiu a capacidade de exames da tuberculose no Brasil. No evento foram sugeridas investigações.
Informação foi prestada por videoconferência (20200526) na comissão externa da Câmara dos Deputados, onde se discute ações de combate ao coronavírus. Denise afirmou que o empobrecimento da população, desde o fim de 2014, também leva ao aumento dos casos de tuberculose e que medidas de mitigação da pobreza são necessárias para o combate da doença.
Tuberculose é a doença que causou 1,5 milhão de mortes no mundo em 2019, tornando-se a moléstia infecciosa que mais mata. No Brasil as vítimas anuais são 4.500. Esses dados foram mostrados por Frederico Leon Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. É uma advertência sobre os reflexos laterais da covid-19 sobre outra doença que faz muitas vítimas pelo País.
Segundo ela, de cada 4 pacientes com tuberculose, 1 é fumante. No Brasil, os fumantes se concentram nas classes mais baixas.
Tuberculose e Covid-19
Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e coordenador
da Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose, deputado
Antonio Brito (PSD-BA) destacou que o estado brasileiro com maior
número de casos de tuberculose é o Amazonas, seguido de São Paulo
e Rio de Janeiro, que também são estados líderes em casos de Covid-19.
Deputado sugeriu que o Ministério da Saúde investigue a correlação entre esses fatos. De acordo com Denise Arakaki, nas fichas de óbitos por Covid-19 aparecem as causas que poderiam ter contribuído para o agravamento do quadro, o que pode viabilizar estudos de correlação entre as doenças.
Fonte: Agência Brasil e Agência Câmara - Lara Haje
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.