Além da JetSmart, outras quatro empresas de baixo custo vieram para o país desde a abertura de mercado com a desregulação da franquia de bagagem despachada, sendo que três empresas estrangeiras já ofertam passagens: a chilena Sky Airlines (partindo de Santiago para o Rio de Janeiro/RJ e para Guarulhos/SP desde novembro/2018); a europeia Norwegian (com a rota Londres-Galeão desde maio de 2019); e a argentina Flybondi (ofertando voos da Argentina para o Galeão e para Florianópolis com início a partir de outubro de 2019).
190827 - 21:48
JetSmart dos EUA, a quinta empresa aérea de custo zero no Brasil
JetSmart de propriedade dos investidores Índigo Partners, dos EUA, foi autorizada (190827) a operar no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É a quinta empresa que pratica custo zero (low cost) a funcionar no País, aproveitando a desregulação da franquia de bagagem. Dirigentes da norte americana já anunciaram que começam fazer voos a partir da Argentina (onde também se encontra instalada) para o Brasil.
Com os "novos ares" na aviação de transporte de passageiros, os viajantes passam ganhar novas opções de passagens mais baratas. É isso que as autoridades brasileiras esperam ao permitir que essas empresas de custo zero, atuem no País.
Até agora já estão operando no Brasil, a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi.
190826 - 19:08 horas
JetSmart, nova empresa aérea de baixo custo vai atuar no Brasil
JetSmart, de propriedade do fundo norte-americano Índigo Partners, deu entrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ao processo de autorização para funcionamento no Brasil. É mais uma companhia de baixo custo (low cost) que pretende iniciar a operação de rotas internacionais partindo da Argentina e do Chile para o Brasil. Acaba de registrar o pedido de funcionamento no País, junto à Agência Nacional de Aviação ivil (ANAC).
Além da JetSmart, outras 4 empresas já estão se organizando no Brasil desde a desregulação da franquia de bagagem. Três empresas estrangeiras low cost já chegaram: a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi.
190522 - 99:36
Da Argentina, mais uma empresa aérea de baixo custo no Brasil
FB Líneas Aéreas S.A, a Flybondi. esse é o nome da empresa aérea da Argentina que está sendo autorizada a atuar no Brasil no programa de passagens a "baixo custo" que o Governo vem oferecendo. Agora só falta "autorização operacional" conforme anuncia a ANAC. No dia 5 de janeiro foi a chilena Sky Airline que iniciou atuação no Brasil. Haverá outras.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de fevereiro de 2019, a autorização de funcionamento da empresa aérea argentina FB Líneas Aéreas S.A, a Flybondi. A autorização é para que a empresa se constitua no País e possa oferecer serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal. Para dar início às operações, a empresa precisa ainda da autorização operacional.
A Flybondi é uma das quatro empresas que operam na modalidade low cost (baixo custo) e requereram processos para operações no Brasil para voos internacionais. A chilena Sky Airline já está operando. A argentina Avian, subsidiaria da Avianca, já possui autorização operacional. O processo de autorização operacional para voos regulares da europeia Norwegian está em trâmites finais.
181026 - 22:24 horas
Brasil libera empresas aéreas de
baixo custo. Chilena já funciona.
Empresas aéreas de baixo custo (low cost) já estão sendo liberadas no Brasil. A primeira que já inaugura voo em 5 de novembro será a chilena Sky Airline. Com um Airbus 320 serão realizadas 5 viagens por semana entre Santiago e Rio de Janeiro e mais tarde para Guarulhos (São Paulo) e Hercílio Luz (Florianópolis). Há outras 3 empresas em liberação.
Autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está publicada no publicada (181026) no Diário Oficial da União (clique no link para acessar o arquivo).
No dia 5 a primeira viagem sairá do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile, com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, a empresa fará a rota no destino inverso.
Estão previstas ainda 5 frequências semanais com uma aeronave modelo Airbus 320, com capacidade para 186 passageiros. Até o primeiro trimestre de 2019, existem operações previstas para os terminais de Guarulhos, em São Paulo, e Hercílio Luz, em Florianópolis.
A autorização operacional é a última das três etapas que uma empresa estrangeira necessita para operar voo regulares no Brasil. As duas primeiras autorizações, a de funcionamento no País e a jurídica, foram emitidas pela ANAC em maio de 2013. A solicitação para início da última etapa foi protocolada na Agência em 30 de agosto de 2018.
A Sky Airline é uma das quatro empresa low cost
com processos em andamento na ANAC. A
europeia Norwegian e as argentinas Avian
(subsidiaria da Avianca) e Flybondi são as
outras aéreas em tratativas com a ANAC
para ofertarem voos de longo curso no país.
Fonte: ANAC - Assessoria de Comunicação Social
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