Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Diabetes, conheça os sintomas e faça prevenção


29-10-2019 20:30:02
(2045 acessos)
 
Diabetes, doença provocada pela falta de produção de insulina, pode comprometer seriamente a vida do ser humano. Por isso preste atenção nestes sintomas. Pode ser sinal da doença se você estiver com sede excessiva, perder peso rapidamente, vômitos e dores no estômago, urina frequente, fome exagerada, cansaço sem motivos aparentes e visão embaçada.

 


- sede excessiva;

- rápida perda de peso;

- fome exagerada;

- cansaço inexplicável;

- muita vontade de urinar;

- má cicatrização;

- visão embaçada;

- falta de interesse e de concentração;

- vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Ainda segundo a entidade, os mesmos sinais podem ser observados em

pessoas com diabetes tipo 2, mas, geralmente, se apresentam de forma menos evidente.

Em crianças com diabetes tipo 2, os sintomas podem ser moderados ou até ausentes.

 

Diabetes é uma doença crônica ocasionada pela falta de produção de insulina ou dificuldade para o corpo empregar o hormônio. A insulina é responsável por regular a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. O diabetes é também um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Celso Amodeo.

Segundo o médico, a doença crônica “faz os nossos vasos cardiovasculares envelhecerem mais rapidamente”. Antes dos estágios mais avançados é difícil, de acordo com Amodeo, diagnosticar o problema.

O teste oferecido faz um “rastreamento”, indicando pessoas que possam ter ou tenham chances de desenvolver a doença. “Existe uma situação que a gente chama de pré-diabetes: são pessoas que mantêm um risco cardiovascular elevado, mas ainda não desenvolveram a doença. Com determinados exames médicos, a gente consegue identificar quem são esses pacientes”, ressalta Amodeo.

Diabetes tem transmissão genética

De acordo com o médico, com acompanhamento adequado, essas pessoas podem manter a saúde. “O tratamento dessa doença é baseado em mudança de estilo de vida, de sair do sedentarismo, fazer atividade física regularmente e alimentação é tudo. Nós comemos muito errado. Comemos muito carboidrato, muita massa, muito açúcar, muito sal. Tudo isso facilita o aparecimento do diabetes”, diz Celso Amodeo sobre as ações que fazem parte tanto do tratamento como da prevenção da doença.

O problema está ligado ainda, segundo Amodeo, à predisposição genética: pessoas com pais ou irmãos doentes têm mais chances de desenvolver o diabetes. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, existem mais de 14,3 milhões de pessoas com diabetes.

 

 

Fonte: Agência Brasil, Sociedade Brasileira de Cardiologi
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

DfCxz