Graças ao trabalho dos porofissionais e pesquisadores durante os 50 anos da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil deixcou de ser comprador para se transformar num dos principais exportadores de alimentos, para o mundo. Agora, para marcar o aniversário, está sendo lançado o livro sobre os 50 alimentos que tiveram origem nas pesquisas desenvolvidas pela instituição brasileira.
Cada um dos 50 alimentos é apresentado de forma individual, com uma descrição-síntese tratando dos aspectos mais relevantes, incluindo origem, características, nutrientes. Gráficos e ilustrações trazem, de maneira visual e didática, informações atuais e históricas sobre a produção, produtividade, exportações, consumo. O livro traz também, informações dos locais onde são cultivados, números da produção, para onde são exportados e dados econômicos.
Escrito pelo jornalista o livro tem parte que aborda a descrição do alimento, falando sobre origem, nutrientes, usos, chegada ao Brasil. Outro texto mostra a trajetória de cada alimento no País e o papel da ciência para melhorar a qualidade e atender aos mercados interno e externo. Os textos incluem detalhes sobre as principais conquistas, a evolução, a articulação com produtores, a superação de dificuldades, o reconhecimento de lideranças. A importância da parceria entre instituições e seus pesquisadores foi fator indispensável para o sucesso atual da produção.
Nas 359 páginas, a obra sintetiza a criação de 150 pesquisdadores. No complemento, expõe o perfil de 6 produtos agrícolas, contribuição relevante da ciência brasileira nos últimos 50 anos: vinho, pastagens, pinus, eucalipto, algodão, cana-de-açúcar.
Quem estiverr interessado pode obter o livro em
Brasil em 50 alimentos - Portal Embrapa