Caixa, bumbo, tom 1, tom 2, surdo (lateral), chimbal, prato.
São as peças da bateria, um instrumento coletivo de lugar nobre em qualquer grupo musical.
Aos que gostam, Michel Shalom Yunes, ou simplesmente, Michel, vai explicar detalhes fundamentais do instrumento. Está aprendendo há muitos anos e atualmente é o baterista da Banda Makinária, de Curitiba.
Ao segmento básico da bateria, costuma-se acrescer séries de pratos. "Splashes" são aqueles pratos pequenos que variam entre 6", 8", 10" e 12" (polegadas). "Crashes", os pratos que variam de 13" a 20".
Há ainda os pratos de efeito, conhecidos por "china", também por "prato chinês". Podem ser instalados ainda os "rides", indicados como "pratos de condução" em variados modelos e marcas: Zyldjan, Sabian, Paiste, Ufip e outros.
Quando o sujeito vai ficando mais fera, vai colocando coisas para tirar sons da pesada ou pegar leve. Há a inclusão de diversas unidades de percussão, bem como os "cowbels" e "timbales."
Quem está começando ou avançando mais, precisa saber escolher uma boa marca. As mais usadas pelos profissionais no momento, são a Tama, Premier, Pearl, DW, Mapex e Remo.
Tais adendos dependem muito do tipo de som e da pegada de cada baterista.
APRENDER É UM MISTO
DE TENDÊNCIA E MUITA
DEDICAÇÃO À MÚSICA
Se você não tem persistência, não quer ler notas musicais e não consegue ser um cidadão sonoro, desista. A tua turma não é da bateria, talvez nem seja a vida musical.
Mas Michel acredita que "um iniciante é capaz de tocar música numa bateria, após período de 6 meses de estudos...desde que tenha dedicação."
MÉTODOS DE APRENDIZADO
Métodos de aprendizagem do instrumento, podem ser po "Stick Control," o "Fat Back" de Gary Chafee; o "Syncopation" e o "The New Breed" de Gary Chester.
APRENDER A LER MÚSICA
É TAREFA IMPRESCINDÍVEL
Muitos jovens ligados a bandas, não conseguem evoluir na área musical e nem passam do medíocre, porque se recusam á leitura e escrita dos sinais musicais.
E Michel Yunes confirma isso. Veja o conselho: "é muito importante que um baterista aprenda a ler música, pois apenas dessa maneira vai poder realizar um trabalho sério. Isto é o que vai dar ao músico a segurança e o conforto na hora de pisar num palco para se exibir em público."
VEJA O QUE FAZ UM
BATERISTA DENTRO
DO GRUPO MUSICAL
Numa banda, é o baterista que dita o andamento da música e a levada rítmica.
Para que esteja bem integrado aos demais companheiros do grupo, o baterista deve dispor de equipamento de boa qualidade, capacidade de tocar utilizando o metrônomo e de composição, ter bom senso musical, boa técnica, pensamento rápido, precisão e humildade. Este último é um requisito essencial, algo relevante a qualquer outra atividade profissional.
NA HISTÓRIA DA BATERIA
TÉCNICA E TALENTO SÃO
SINÔNIMOS DE QUALIDADE
Não houve instrumento que tenha obtido mais ênfase durante o século recém terminado. No início a bateria obteve uso pleno nas bandas militares, depois nos tradicionais grupos de jazz e na segunda metade do século XX, ganhou tudo com o rock^n roll.
"Teve um longo período de crescimento," observa Michel Yunes, que por sinal acaba de se formar em Farmácia e Bioquímica.
Nesse período ficaram as experiências, todas demonstrando que a técnica e o "felling" (talento) são requisitos decisivos a quem aplica a bateria num arranjo musical ou solo.
"Essenciais, caminham lado a lado." Porém apesar da técnica, o baterista que exagera nos "groves" e "viradas", acaba "sujando" a peça musical. Fica algo difícil de escutar!
Aí é que aparece o talento e a humildade, antes referidos. "Mais vale fazer demonstração de técnica, só no momento apropriado."
Se você quer participar com alguma contribuição para este ambiente de conhecimento e cultura musical, faça contato pelo e-mail: noticiario@noticiario.com.br.