Raios lasers usados em casas de shows podem prejudicar os olhos. Esta é uma advertência de autoridades técnicas da Inglaterra. E carece de atenção.
A Comissão Nacional para Proteção Radiológica da Grã-Bretanha disse
que os raios usados são suficientemente poderosos para causar lesões
graves. Segundo o órgão, o custo do equipamento que produz laser
caiu bastante, permitindo que clubes e discotecas pequenas possam utilizá-lo.
A comissão afirmou que tais produtos costumam vir com informações de segurança inadequadas e são usados por pessoas que não têm experiência em lidar com lasers com segurança. O órgão pretende levantar a questão com o Departamento de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha.
Raios laser costumam se mover pela pista de dança seguindo um programa de computador e utilizando pequenos espelhos. Podem se tornar visíveis no ar quando há fumaça de gelo seco.
Os raios freqüentemente são direcionados ao público, mas, segundo defensores, só apresentam riscos à saúde quando projetados diretamente no rosto das pessoas. A maioria dos lasers usados para diversão e espetáculos é da Classe 3B ou Classe 4, fortes o suficiente para seram nocivos.
John O'Hagan, da comissão britânica, disse que lasers são usados na indústria do entretenimento há cerca de 30 anos para realçar música ao vivo e gravada. "Se historicamente o equipamento necessário para esses espetáculos era grande, caro e complexo, agora observamos unidades compactas sendo vendidas a pessoas inexperientes na tecnologia de laser ou, em particular, em segurança de laser."
Não há Comentários para esta dica
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.