Trabalhadores de Curitiba e São Paulo já dispõem de tecnologia médica para exames de lesões por esforços repetitivos (LER/DORT). Trata-se da TERMOMETRIA CUTÂNEA (AMB 39.01.007-4), conhecida internacionalmente por IMAGEM INFRAVERMELHA, é um dos métodos mais modernos no diagnóstico complementar da LER/DORT da atualidade.
É capaz de detectar inúmeras lesões, muitas vezes não detectadas por outros métodos, e de forma ainda mais precoce. A TERMOMETRIA CUTÂNEA INFRAVERMELHA é um método que complementa os achados anatômicos das atuais técnicas radiológicas (raio X, tomografia, ressonância magnética) além de avaliar como o corpo está funcionando, independente se há uma alteração de estrutura ou tecido detectável por esses exames.
A IMAGEM INFRAVERMELHA (IR) registra as mudanças de radiação IR do corpo, que refletem a resposta vascular cutânea na presença de lesão de fibras nervosas assim como mudanças relativas a outras irritações ou lesões que alteram o fluxo sanguíneo cutâneo nos quadros de dor. Assim, está se tornado de inestimável valor na avaliação objetiva da dor.
Antes da imagem IR, a dor era considerada uma queixa subjetiva difícil de ser avaliada objetivamente (HERRY e FRIZE, 2004).
Sorocaba será a primeira do interior paulista a ter uma câmera térmica de imagem infravermelha para realização de diagnósticos médicos. Informa o presidente da Sociedade Brasileira de Termologia, Marcos Leal Brioschi, que mostrou como funciona o equipamento e apresentou a tecnologia a membros da Associação de Prevenção dos Portadores de Lesão por Esforços Repetitivos (LER/Dort) de Sorocaba e região.
Locais no Brasil, onde o exame pode ser realizado:
Endereço em Curitiba: ClinF - Rua General Carneiro, 937 - Centro Fones: (41) 3077-5999 CEP: 80060-150 - Curitiba-PR www.infraredmed.org - Dr Marcos Leal Brioschi Demais endereços: INFRARED_MED (41) 3077-5999
São Paulo - Hospital 9 de Julho (11) 3147-9890Sorocaba - Biolabor (15) 3233-8200
Anápolis - Clínica NET (62) 3099-8787Blumenau - SC (47) 3351-1071
Não há Comentários para esta dica
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.