Linguagem:






Tomar Laxantes É Um Perigo E Causa Doenças
02-03-2006 00:00:00 (66857 acessos)
Um perigo. É o que representa o hábito de tomar laxantes sem prescrição do médico. Especialmente mulheres engrossam a fila de pacientes de clínicas.
Tomar laxantes por conta própria pode ser um perigo. O costume do brasileiro, principalmente das mulheres, de tomar remédios que soltam o intestino para emagrecer está provocando o aumento do número de pacientes nas clínicas de Gastroenterologia. "Quem toma laxante não perde gordura. O máximo que perde é água e sais minerais", disse o gastroenterologista Lino Rodrigues Júnior.
Quando o problema é intestino preso, o tratamento deve ser com o uso de remédio adequado indicado pelo médico, com a melhoria dos hábitos alimentares e educação postural. Segundo Lino Rodrigues, a prisão de ventre pode ser sintoma da diabete, problemas na tireóide, consumo de antiinflamatório, antiácido e sulfato ferroso.
Para orientar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de laxantes e a importância da procura de um médico para o tratamento de problemas intestinais, a Federação Brasileira de Gastroenterologia em parceria com uma indústria farmacêutica está fazendo uma campanha de conscientização. Com o tema "A busca do Equilíbrio", a campanha vai orientar por meio de revistas, panfletos e anúncios na TV e no rádio sobre sintomas, causas, prevenção e tratamento desses problemas.
Não se habituem aos laxantes. Coloquem á noite 4 ameixas de molho num copo com água e de manhã em jejum comam as ameixas e bebam a água e durante o dia continuem a beber água e uma alimentação saudável. Aconselho k antes de se levantarem da cama dêem uma massagem na barriga ,colocando a mão por baixo do umbigo e fazendo pressão e sem tirar empurrem para o lado direito rodando até lado esquerdo e empurrem para baixo até aao fundo da barriga como empurrando para sair. Quem tiver fezes rijas sente algo rijo. Confirmo que funciona. Ensinou-me uma médica. Façam todos os dias k funciona . Cumprimentos