Leo Gandelman
Aniversariante de 10/Agosto

Leonardo Gandelman, mais conhecido como Leo Gandelman, nasceu no Rio de Janeiro.

É saxofonistaflautistacompositorarranjador e produtor musical brasileiro.

Filho de uma pianista clássica e de um Maestro, Leo Gandelman começou estudos musicais com 6 anos de idade. Aos 15 anos apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira nos “Concertos da Juventude”. Trafegando livremente entre o clássico e o popular, Leo vem desenvolvendo uma carreira de sucesso tanto na música popular brasileira, quanto na música de concerto. Já interpretou peças como Fantasia para Sax Soprano e Orquestra de Villa-LobosConcertino para Sax Alto e Orquestra de Radamés GnattaliRapshodia para Orquestra e Sax Alto de DebussyConcertino para Sax Alto de Jacques Ibert, entre outros.

Em 2010 excursionou pela Espanha com a pianista Maria Teresa Madeira e pela Rússia e Itália com seu quarteto, além de ter feito participações em festivais de jazz no Brasil.

Em 2011, mais uma grande conquista. Leo Gandelman lançou o CD Origens, primeiro título de seu próprio selo, o Saxsamba, interpretando obras de Chiquinha GonzagaHeitor Villa-LobosErnesto NazarethRadamés Gnatalli e do francês Jacques Ibert. O disco foi lançado no Teatro do Sesi (RJ), com a participação de Maria Teresa Madeira. Nesse mesmo ano, fez participação especial na turnê brasileira de Cindy Lauper no Brasil.

Perto de lançar seu novo trabalho, intitulado Vip Vop, o instrumentista já soma 14 álbuns gravados ao longo de sua carreira, tendo vendido mais de 500 mil cópias.

Estilo

Um dos mais celebrados instrumentistas do país, o saxofonista Leo Gandelman alcançou um patamar inteiramente único no Brasil - e raro até mesmo mundo afora: é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB; da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.

Na verdade, Leo ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na música popular e instrumental.

 
 
 

 Não há Comentários para este aniversário

Comente a matéria:

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

s8REN