Centro Histórico de Salvador (BA) e a cidade de Ouro Preto (MG) comemoraram 35 e 40 anos, respectivamente, de recebimento do título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 05/12/1980, Ouro Preto foi a primeira cidade no Brasil a receber o título de sítio do Patrimônio Cultural da Humanidade. Na cerimônia da Semana da Inconfidência do ano seguinte, 1981, o então diretor-geral da UNESCO, Amadou-Mahtar M’Bow, reafirmou os valores que pesaram na concessão do título. “Poucos lugares no mundo merecem, tanto quanto Ouro Preto, a homenagem universal prestada a seu valor histórico e artístico, bem como a qualidade dos homens que fizeram sua fama”, disse. (Com informações do IPAC e da Prefeitura de Ouro Preto)
O sítio baiano recebeu o título em 05/12/1985 e celebrar 35 anos em dezembro. Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) são responsáveis pela administração. O Centro Histórico de Salvador contém o maior conjunto arquitetônico-histórico barroco de herança europeia das Américas.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.