Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Evite o câncer, faça exame de próstata sem preconceito


07-08-2020 21:07:13
(1530 acessos)
 
Se você já completou 45 anos de idade, é bom ir ao urologista e fazer o exame de toque, o principal meio de prevenir-se contra o câncer de próstata. Trata-se da moléstia de maior incidência entre os homens. Só perde para o câncer de pele. Em 2015 serão 68.800 os afetados e segundo o Instituto Nacional do Câncer, o total de mortes chegará a 3000.

 


150305 - 13:30 horas

Um dos maiores problemas para viabilizar a prevenção do câncer prostático é o preconceito sobre o exame de toque retal. Por isso os homens que têm complexo de machão, renunciam ir ao médico urologista e só vão quando amigos, filhos e a própria esposa, os orbiga ao procedimento.

Outra dificuldade muito importantre no processo de prevenção, é que o câncer de próstata, não tem sintomas. Até que esteja em estágio avançado, a pessoa permanece fisicamente e fisiologicamente em boa situação de saúde. Mas ao ponto da cura tornar-se difícil e mais demorada, o homem começa sentir dificuldade em urinar e até emagrecimento, com sintomas que não sabe exatamente do que se trata.

Numa fase avançada a doença passa a comprometer todo o sistema orgânico e se alastrea no que os médicos chamam de metástase, isto é, se espalha pelo resto do corpo. Pode também se processar sobre a estrutura óssea.

Exames avançados existem

Mas a medicina mundial já apresenta exames avançados para a detecção do câncer em geral, inclusive o de próstata. A própria cirurgia tornou-se praticamente sem invasão e executada sem os históricos seccionamentos. Drogas de qualidade há alguns anos vêm fazendo sucesso no tratamento e atuam prevenindo a própria reincidência; assim como na recuperação das funções da fisiologia sexual. Porque muitos que fizeram a cirurgia ou se trataram de câncer prostático, perderam a libido. Esse é outro temor dos homens, que não imaginam ser melhor viver do que morrer, devido a um complexo.

Mas tudo isso pode ser evitado, caso sejam feitois os exames preventivos. Quem conhece o assunto, os médicos, indicam que a prevenção pode ser feita com os exames laboratoriais com uma simples extração de sangue e ainda, os sinais de sangue nas feses. A próstata é órgão funcional, que com oi avanço da idade mostra-se mais saliente e exige sintomas quando examinada.

Mas é o toque retal sobre esse local, que vai oferecer a dimensão de eventuais problemas de doença. Recomendam os especialistas que os homnens negros devem começar a fazer o exame de toque retal, aos 45 anos de idade. O mesmo se aplica aos homens cujos parentes próximos tenham sido vítimas do câncer. Para os demais, os cuidados se iniciam aos 50 anos, obrigatoriamente.

Hospitais públicos

Com o sucateamento da saúde pública e a economia em baixa, os hospitais públicos não são a melhor referência para os cuidados em saúde. Para complicar, ops planos de saúde, negam atendimentos e para fazê-los tem de ser obrigados pela justiça, que também demora. Faltam profissionais, equipamentos e estrutura nos hospitais. As pessoas estão cada vez mais doentes. São as empresas as maiores beneficiadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) ineficiente.

Olha como evolui a doença desde os últimos anos. Em 2008 foram detectados 48.530 casos de câncer prostático no BRasil. Mas as mortes estão se reduzindo, pois em 2006, foram 11 mil e são vítimas mais numerosas, os homens ccom idade acima dos 65 anos.


O número de casos novos de câncer de próstata estimados pelo Instituto Nacional do Câncer para o Brasil em 2008 é de 49.530. Em 2006, mais de 11 mil homens morreram vítimas de câncer da doença no país. Grande responsável pela incidência é o desmonte do SUS, onde greves são constantes e o Governo deixa de pagar de maneira condizente, pelos serviços prestados. Pior é que às vezes demora muito a pagar. Assim engrossam a demanda ao sistema privado em média 60%.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

mUQ3Y