Alavancados pelo crescimento populacional, urbanização e aumento do consumo, esse volume de lixo possivelmente dobrará de tamanho em cidades de baixa renda da África e da Ásia até 2030, alerta o Panorama do Gerenciamento Global de Lixo, lançado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Associação Internacional de Lixo Sólido na segunda-feira (150907).
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA, afirmou que uma resposta para os problemas de lixo não é apenas problema ambiental e de saúde pública, mas também um investimento econômico. “A falta de ação está custando aos países de 5 a 10 vezes mais do que os próprios investimentos em gerenciamento de lixo. Um compromisso maior por parte das nações para aplicarem sistematicamente os 3 R’s – Reduzir, Reusar, Reciclar, pode transformar o problema do lixo em um recurso para as nossas economias”.
Redução dos gazes poluentes
Entende que o gerenciamento global de lixo proposto pelo relatório tem o potencial de resultar em dramáticas reduções de gases de efeito estufa, na criação de milhões de trabalhos verdes e benefícios econômicos de centenas de bilhões de dólares. “Ao atingirmos, estaríamos também caminhando a passos largos para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”
Oyun Sanjaasuren, presidente da Assembleia de Meio Ambiente das Nações Unidas, destacou que existe uma capacidade tecnológica para resolver o problema global do lixo. “Apesar disso, uma quantidade chocante de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo não tem acesso ao despejo controlado de lixo, fazendo com que o lixo fique acumulado em nossas ruas gerando consequências graves ao meio ambiente e à saúde”.
Tempo de duração do lixo
Lixo é um elemento de valor na sociedade moderna. Indústria cresce e ajuda, com uma boa reciclagem. Mas o maior beneficiado é o meio ambiente. Habitantres educados já separam o lixo comum do reciclável, facilitando os processos de compensação.
Para que você tenha ideia do desafio que é cuidar do lixo, observe aqui o tempo de duração de cada espécie, se não for devidamente tratado e industrializado.
Vidro 1 milhão de anos
Baterias e pilhas até 500 anos
Isopoor 500 anos
Borracha tempo indeterminado
Garrafa pet 200 anos
Sacola plástica soterrada 200 anos
Lata de alumínio 100 anos
Metal 100 anos
Nylon mais de 30 anos
Madeira pintada 13 anos
Filtro de cigarro, chiclete 5 anos
Tecido de algodão 1 ano
Paspel 1 a 4 meses
Lixo comum
resíduos, sujos e úmidos, comida, lixo de banheiro e outros assemelhados
Lixo reciclável
resíduos limpos e secos, plástico, papel, metal, vidros e outros sólidos.
Fonte: ONU
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.
excelente,muito esclarecedor,será objeto de meu tcc claro,com a indicação da fonte PARABENS ABRAÇOS