Doença Renal Crônica (DRC) é atualmente um reconhecido problema de saúde pública no mundo, com aumento progressivo da carga de doença e custo. Se não evitado ou controlado, esse aumento irá comprometer a qualidade da vida dos portadores e familiares, além de onerar significativamente os custos do sistema de saúde.
A DRC afeta todos os aspectos da saúde das pessoas:
A doença renal crônica (DRC) culmina na doença renal crônica terminal (DRCT), um desfecho de saúde grave e de alto custo econômico e social, pois exige terapia renal substitutiva na forma de diálise ou transplante para a manutenção da vida. Em países desenvolvidos, a DRCT é um dos responsáveis pelos custos dos sistemas de saúde, com crescimento anual nos programas de diálise oscilando entre 6% e 12% nas duas últimas décadas, e continuando a crescer, especialmente nos países em desenvolvimento.
Para manter os "rins saudáveis" é preciso praticar hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.