Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Catarata Aumenta Cegueira no Brasil


09-07-2013 11:58:51
(1064 acessos)
 
No Dia Mundial da Saúde Ocular (130710) não há muito o que comemorar. Houve aumento da cegueira por falta de acesso à cirurgia de catarata.¥

 




Demanda da cirurgia supera a oferta do SUS.

Espera pelo procedimento limita a atuação profissional de 71% dos brasileiros com mais de 60 anos que continuam ativos.

 De acordo com o Ministério da Saúde foram realizados 432 mil cirurgias em 2012 contra 348 mil em 2010.  Apesar do aumento, a oferta de procedimentos pelo SUS que realiza 2 em cada 3 cirurgias de catarata é bem menor do que a demanda. Isso porque, levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que em um ano o número de brasileiros com 60 anos ou mais aumentou em 1,2 milhões de pessoas. Saltou de 22,3 milhões em 2010 para 23,5 milhões em 2011.

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, é a partir desta idade que surge a catarata. Só para se ter uma idéia, a doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm de 65 e 74 anos.  O especialista afirma que o rápido envelhecimento da população explica porque a espera pela cirurgia pode durar anos. Este é o caso do aposentado L. P. (65) que aguarda há 2 anos pela cirurgia do segundo olho em Campinas.

O médico comenta que geralmente a cirurgia é indicada para quem tem 30% ou menos de visão. O problema é que de acordo com o censo do IBGE 71% dos brasileiros com mais de 60 anos permanecem trabalhando. “A visão menor que 50% impõe limites à atuação profissional” afirma.

A doença

Queiroz Neto explica que a catarata embaça o cristalino, lente natural do olho. É uma doença inevitável que responde por 48% dos casos de cegueira no Brasil e no mundo por estar relacionada ao envelhecimento.

O médico explica que alguns hábitos podem antecipar a formação. Os principais são alimentação rica em colesterol, açúcar e sal; exposição ao sol sem lente com proteção ultravioleta; o hábito de fumar que diminui a oxigenação do sangue e aumenta em duas vezes o risco de contrair a doença; o sedentarismo e vida estressante.

Para proteger os olhos, uma dica do médico é incluir alimentos ricos em:  vitamina C como as frutas cítricas, carotenóides como e o caso das folhas verdes,vitamina E encontrada em gérmen de trigo e abóbora, selênio que tem na castanha do Pará a principal fonte, zinco encontrado nos cereais, ostras e iogurte. Outra dica é não se esquecer dos óculos com proteção UV mesmo no inverno.

A Cirurgia

A única forma de tratar a catarata é através da cirurgia que consiste em retirar o cristalino do olho e implantar uma lente artificial em seu lugar. O procedimento está cada vez mais seguro, mas a catarata muito madura pode trazer sérias complicações. Isso porque, explica, o núcleo pode girar, o cristalino incha muito dificultando as manobras na câmara anterior e a cirurgia pode induzir ao glaucoma secundário causado pelo trauma ocular. Por isso, a recomendação é procurar orientação de um oftalmologista aos primeiros sinais da doença:

· Dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros.

· Mudança frequente o grau dos óculos.

· Perda da visão de contraste.

· Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).

 

 

Fonte: Instituto Penido Burnier SP - Eutrópia Turazzi
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

aEp4I