Médicos alertam que embora idade, histórico familiar e estresse sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, também são determinantes a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o tabagismo e uso de bebidas alcoólicas, também são determinantes.
Medidas simples como realizar de 5 a 6 refeições equilibradas por dia, podem garantir o funcionamento adequado do metabolismo, a boa digestão, a absorção correta de nutrientes. Assim será possível vitar oscilações da glicose sanguínea causadas pelo jejum prolongado, além do que evitar os maus hábitos prejudiciais à saúde.
Diabetes já afeta 382 milhões de pessoas em todo o mundo. Estimativa é que, até 2035, esse número aumente para 592 milhões de pessoas. Os dados são do IDF. O Ministério da Saúde alerta para o fato de 7,4% da população brasileira já ter sido diagnosticada com diabetes Mellitus.
Doença é uma das 5 que mais matam e tem crescido cada vez mais, porém pode ser combatida com uma alimentação saudável, exercícios físicos diários e o emagrecimento sempre que necessário.
Pacientes com diabetes podem retirar o remédio gratuitamente para o controle da doença em 546 farmácias do governo e 23.768 farmácias particulares credenciadas ao Programa Farmácia Popular. Para receber o medicamento, o paciente deve apresentar um documento de identidade, CPF e receita médica, dentro do prazo de validade podendo ser emitida por qualquer profissional de saúde que trrabalhe nas redes pública ou privada.
A doença silenciosa provocou 23.117 internações no SUS (Sistema Único de Saúde) somente em 2011. Representa média de 64 internações diárias. Diabetes mata pela complicação e os afetados morrem com idade inferior à conquistada pela qualidade de vida dos brasileiros.

Fonte: Sugestão de Adriana Malaquias (São Paulo)
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.