Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Enxaqueca Pode Indicar Riscos Para a Visão


03-10-2012 20:43:52
(950 acessos)
 
Doenças comuns nesta época do ano geram crises de enxaqueca que podem sinalizar risco para a saúde dos olhos. Mas o médico orienta como identificar.

 


Diz o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas, Leôncio Queiroz Neto, que a enxaqueca responde por uma em cada quatro consultas oftalmológicas. É o que mostram 1200 prontuários de pacientes atendidos pelo hospital. O especialista destaca que nem sempre a dor está relacionada a algum problema na visão, independente da idade do paciente.

Das 380 crianças atendidas pelo hospital com queixa de enxaqueca, só 25% tinham algum vício de refração – miopia (dificuldade de enxergar à distância), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) ou astigmatismo (não tem bom foco de perto e longe).

Conta o médico que a sinusite, alergia, gripe, resfriado e aumento da pressão arterial, mais freqüentes neste período, são causas comuns da enxaqueca tanto em crianças como em adultos. A dica do médico para identificar se a dor está relacionada a algum problema de visão é observar se começa no final das aulas ou do expediente. Isso porque, neste caso é resultado de esforço visual para realizar as tarefas.

De acordo com Queiroz Neto estudos apontam que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. As de maior incidência são a asma e a rinite alérgica que crescem no inverno e primavera. As medicações utilizadas no combate a estas doenças, ressalta, podem provocar alterações nos olhos. As principais são

Princípio ativo

Doença que combate

Riscos

Anticoagulante e Antiagregante plaquetário (Aspirina)

Resfriado

Hemorragia subconjuntival (mais freqüente) e degeneração macular úmida

Loratadina

Antialérgico muito usado no inverno

Visão embaçada, síndrome do olho seco, úlcera na córnea

Penicilina e outros antibióticos

Gripe e infecções

Uso indiscriminado reduz a resistência e predispõe à conjuntivite viral e bacteriana.

Como se não bastasse, no frio a contração dos vasos e artérias facilita o aumento da pressão arterial em quem já tem predisposição, podendo ocasionar enxaqueca decorrente da insuficiência circulatória. É por isso, destaca, que estas pessoas têm dor de cabeça com aura visual, caracterizada por enxergar luzes piscando, manchas brilhantes e visão borrada durante a crise. Este tipo de enxaqueca, adverte, aumenta o risco de escavações no nervo óptico e falhas permanentes no campo visual. O problema é que a SBC (Sociedade Brasileira de Cefaléia ) estima que só 5% dos brasileiros que sofrem enxaqueca recorrente têm acompanhamento médico. Por isso, o potencial de problemas na visão relacionados à enxaqueca é alto no Brasil. A recomendação é ter acompanhamento oftalmológico junto ao neurológico para evitar problemas irremediáveis.

 

 

Fonte: Instituto Penido Burnier SP - Eutrópia Turazzi
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Jt2Ph