Linguagem:






DOF, Ajuda Reduzir Agressões às Florestas Brasileiras
MEIO AMBIENTE
26-09-2009 11:11:33
(1239 acessos)
Está em uso no Maranhão o DOF, Documento de Origem Florestal, adotado pelo Estado para combater as fraudes. Uma pesquisa indicou 57% de falsificações.
José Humberto Chaves, diretor de Biodiversidade e Florestas do Ibama, afirmou que no relatório preliminar da auditoria realizada no Sisflora no Maranhão, 653 de 1200 empresas cadastradas apresentaram indícios de fraudes. Os números assustam. Muitas dessas empresas possivelmente são fantasmas, e serviam para esquentar madeira sem origem legal, mas felizmente os sistemas eletrônicos permitem rastrear as fraudes, afirmou Chaves, que disponibilizou uma equipe para dar apoio na auditoria realizada no Estado.
A auditoria apontou movimentação irregular de 405 mil metros cúbicos (m³) de madeira em toras, 195 mil m³ de madeira serrada, 1,6 milhão de estéreos de lenha, mourões ou resíduos, 251 mil metros de carvão. Constatou-se ainda a inserção falsa de cerca de 600 mil m³ de produtos florestais no SISFLORA. Foram responsáveis por cerca de 20% das irregularidades constatadas, 14 empresas.
Fonte: Maranhão - SEMA
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.