Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Governo faz parceria com Fundação Energia para ampliar ação de 415 museus em São Paulo

Governo faz parceria com Fundação Energia para ampliar ação de 415 museus em São Paulo
[foto] - Museu do Ipiranga em São Paulo. Foto Agência Brasil, Rovena Rosa

16-02-2026 12:42:56
(22 acessos)
 
Valorizar o museu é o objetivo da parceria entre o Governo de São Paulo, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a Fundação Energia e Saneamento (FES), Organização Social de Cultura. Há no Estado, conforme dados (desatualizados) de 2010, total de 415 unidades de museologia que se inserem no Sistema Estadual de Museus (SISEM). Com o amparo da FES, está a caminho a integração de toda a estrutura para que cumpra com a destinação de preservar e transmitir cultura.

 


Sistema de Museus em São Paulo está comemorando 40 anos e é considerado um dos maiorres difusores de polítics públicas do Estado.. Além de pesquisar a preservar, lembra a secretária Marília Marton que o Sistema tem a missão de mostrar o "patrimônio cultural dos museus paulistas, para que todos os cidadãos possam participar de forma ampla. Essa é uma política pública muito importante para que possamos ampliar o acesso da população à cultura em todas as regiões do Estado."

Estão espalhadas por 190 municípios, as 415 instituições de natureza museológica. Além disso, desde 2009, o SISEM realiza o Encontro Paulista de Museus (EPM), que reúne a cada edição aproximadamente 1.000 participantes, que são profissionais que trabalham com museus no Estado. O evento discute assuntos de atualização dos museus, como planejamento, políticas públicas e ações para o Sistema, que é o principal fórum do setor em São Paulo.

“Integrar este novo ciclo do SISEM-SP é um compromisso não apenas com a continuidade, mas com a projeção de futuro de uma política pública fundamental para o Estado de São Paulo. A Fundação Energia e Saneamento atuará para fortalecer a atuação em rede, ampliar a qualificação institucional dos museus e contribuir para a construção de um sistema cada vez mais integrado, diverso e sustentável.” Palavras  de Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento.

 

 

Fonte: Governo de São Paulo, Secretaria de Cultura
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

MDePS