Festival Lona Aberta quer consolidar o Amazonas na rota nacional e internacional de festivais de circo e promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e da América do Sul.
Quem quiser participar poderá se inscrever pelo site
barravencultural.com/lonaaberta
Durante 4 dias, a programação apresenta números e espetáculos circenses, oficinas formativas e rodas de conversa com enfoque na valorização das culturas tradicionais brasileiras e no diálogo entre gerações. A entrada é gratuita.
"A edição de 2025 tem como temática central o encontro entre artistas de diferentes gerações, destaca tanto mestres tradicionais quanto iniciantes, reforça o papel da arte circense como expressão viva da diversidade cultural brasileira.
Organizadores propõem, ainda, promover a circulação internacional de artistas e atrair o olhar do turismo estrangeiro para a riqueza cultural e ambiental do Amazonas." São explicações de Jean Palladino, que divide a direção do Barravento com Francine Marie.
"Com apresentações em espaços públicos, atividades formativas e rodas de conversa, o Festival Lona Aberta se consolida como uma das principais iniciativas de difusão das artes cênicas na Amazônia. Evento põe foco em diversidade, acessibilidade e intercâmbio cultural."
Inscrições
Artistas, trupes e coletivos de todo o País podem enviar propostas de números circenses de 5 a 20 minutos e oficinas relacionadas ao universo do circo e da cultura popular. Os 20 selecionados vão receber cachê, hospedagem, alimentação e apoio logístico local durante o festival.
Resultado está previsto para o dia 2 de julho.
"O festival conta com histórico de procura expressiva desde a criação, em 2021, inclusive por parte de artistas estrangeiros. Em 2023, mesmo com poucos recursos, recebeu 161 inscrições de todo o Brasil e da América Latina", informa Jean Palladino.
Projeto preserva tradições como a distribuição de doces no dia 27 de setembro, em referência aos Ibejis ou São Cosme e Damião, incorporando elementos afro-indígenas à sua identidade.
Fonte: Barravento Cultural, Daniella Barros
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.