Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Suplementos com ora-pro-nóbis estão proibidos pela ANVISA

Suplementos com ora-pro-nóbis estão proibidos pela ANVISA
[foto] - ANVISA PROIBE SUPLEMENTOS COM ORA-PRO-NÓBIS. Foto AgBr, Marcelo Camargo

05-04-2025 14:14:38
(272 acessos)
 
Por or5dem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), está proibida a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. Mas apesar dessa decisão, está livre o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de Goiás e Minas Gerais. Decisão é porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada para suplementos alimentares.

 


A medida adotada através de resolução, está publicada no Diário Oficial da União. ANVISA manda recolhimer os produtos.

“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia.” É a palavra da Agência em comunicado.

Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.

“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”

 

 

Fonte: ANVISA, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

kHByA