Recursos da ordem de R$ 3,38 bilhões serão empregados em obras rodoviárias de 605 km, sobre o lote 2 da concessão paranaense à EPR. Na Serra do Mar, onde a BR-277 transporta a economia do Estado ao Porto de Paranaguá, está prevista a triplicação de toda a extensão. No Estado há promessa de construção de terceiras faixas em 160 km inclusive em trechos que vem sendo afetados por constantes deslizamentos e fechamentos. Previsão é de duplicação de 350 km.
Sobre a Serra do Mar a rodovia terá vários benefícios previstos, como obras de arte especial bem como 7 viadutos e uma área de escape no km 46.
Aloizio Mercadante informou que em 2024, foram aprovados R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, volume recorde nos 72 anos do Banco.
Renan Filho, ministro dos Transportes, comentou sobre o volume de investimentos privados no País. “Já leiloamos quatro [lotes] e, esse ano, nós faremos os dois últimos leilões do do Paraná. Com isso o Estado vai captar o maior volume de investimento para o desenvolvimento de rodovias da história: R$ 60 bilhões serão investidos para modernizar a infraestrutura, garantir mais segurança para as pessoas. O Brasil está na mínima de desemprego porque está na máxima de investimento privado.”
“Rodovia precisa de investimentos vultosos para garantir fluxo, velocidade média superior e por consequência mais capacidade de exportação. Então, esses investimentos eles vão ajudar muito a capacidade do Paraná exportar sua própria produção e a produção de estados vizinhos.”
Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro vai duplicar 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais, além de construir 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. Também será criado um acesso ao Porto do Paranaguá, importante via de escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.
Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo a capital Curitiba.
A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.
Fonte: BNDES - Agência Brasil
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