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BNDES financia R$ 5,55 bilhões para construir rodovias no Paraná

BNDES financia R$ 5,55 bilhões para construir rodovias no Paraná
[foto] - BR-277, deslizamentos na Serra do Mar, obrigam a filas e longa espera. Foto Noticiario

29-01-2025 21:04:50
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Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram (250129), contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo Banco visando captar recursos no mercado financeiro. O BNDES financiou 85% de todos os investimentos em rodovias, principal modal logística do Brasil

 


Recursos da ordem de R$ 3,38 bilhões serão empregados em obras rodoviárias de 605 km, sobre o lote 2 da concessão paranaense à EPR. Na Serra do Mar, onde a BR-277 transporta a economia do Estado ao Porto de Paranaguá, está prevista a triplicação de toda a extensão. No Estado há promessa de construção de terceiras faixas em 160 km inclusive em trechos que vem sendo afetados por constantes deslizamentos e fechamentos. Previsão é de duplicação de 350 km.

Sobre a Serra do Mar a rodovia terá vários benefícios previstos, como obras de arte especial bem como 7 viadutos e uma área de escape no km 46. 

Aloizio Mercadante informou que em 2024, foram aprovados R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, volume recorde nos 72 anos do Banco.

Renan Filho, ministro dos Transportes, comentou sobre o volume de investimentos privados no País. “Já leiloamos quatro [lotes] e, esse ano, nós faremos os dois últimos leilões do do Paraná. Com isso o Estado vai captar o maior volume de investimento para o desenvolvimento de rodovias da história: R$ 60 bilhões serão investidos para modernizar a infraestrutura, garantir mais segurança para as pessoas. O Brasil está na mínima de desemprego porque está na máxima de investimento privado.”

“Rodovia precisa de investimentos vultosos para garantir fluxo, velocidade média superior e por consequência mais capacidade de exportação. Então, esses investimentos eles vão ajudar muito a capacidade do Paraná exportar sua própria produção e a produção de estados vizinhos.”

Duplicação de 350 km

Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro vai duplicar 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais, além de construir 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. Também será criado um acesso ao Porto do Paranaguá, importante via de escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.

Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo a capital Curitiba.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.

 

 

Fonte: BNDES - Agência Brasil
 

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