Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Aeroporto Santos Dumont vai fechar nos dias 18 e 19

Aeroporto Santos Dumont vai fechar nos dias 18 e 19
[foto] - Avião em pouso no Aeroporto Santos Dumont

08-11-2024 21:00:05
(72 acessos)
 
Se você vai viajar para o Rio de Janeiro ou pretende sair da cidade nos 18 e 19 de novembro de 2024, pela rota aérea, terá de evitar o Aeroporto Santos Dumont. Nessas datas o terminal de passageiros estará todo ocupado com a circulação de 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais; Chegam e saem conforme a programação da reunião do G20 a ser realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado a 550 metros do Aeroporto.

 


É a Prefeitura do rio de Janeiro que preferiu organizar desse modo, para ter mais condições de realizar chegadas e saídas, com mais segurança e eficiência.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, as operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.

Direitos assegurados

Diante do fechamento temporário, a Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, reforçou que as companhias aéreas deverão observar as regras previstas pela Resolução nº 400/2016, que trata das condições gerais do transporte aéreo no País. Lei determina atendimento aos passageiros que terão voos cancelados ou alterados,

Entre as regras previstas está a de que os passageiros deverão ser informados das alterações com antecedência mínima de 72 horas. Nos casos de cancelamento ou falta de comunicação, poderão ser reacomodados, reembolsados e poderão, se for o caso, escolher outra modalidade de transporte.

Aeroporto do Galeão

Localizado na Zona Norte da cidade, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Aeroporto do Galeão, deverá absorver os voos previstos para o Santos Dumont.

Em nota, o RIOgaleão informou que está preparado para a demanda prevista para o G20. Entre os dias 14 e 20 de novembro, a expectativa é que o aeroporto receba mais de 341 mil passageiros, o que representa um aumento de 76% comparado ao mesmo período de 2023, e 2.534 voos, um aumento de 121% comparado com 2023.

“A malha aérea será atualizada nos próximos dias. Para atender à movimentação, a concessionária reformou o espaço para recepção das delegações, reforçou as equipes de limpeza, manutenção, além de solicitar frota extra de táxis e carros de aplicativos no período do evento”, disse.

Eventos do G20

Entre os dias 14 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro sediará uma série de eventos relacionados com o G20, o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20.

Segundo a prefeitura da Cidade, os dois primeiros encontros devem atrair um público estimado de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária, de 14 a 17 de novembro. Já nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais, no MAM.

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. É composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.

Membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos por um país) global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Desde 2008, os países se revezam na presidência do grupo. Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20 no atual formato.

 

 

Fonte: ANAC
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

6CDkh